Sociedade

Número 1 do JORNAL DE LEIRIA saiu há 34 anos

5 abr 2018 00:00

A 5 de Abril de 1984, chegou às bancas o n.º 1 do JORNAL DE LEIRIA.

 Antes, no dia 22 de Março, havia sido a vez do número 0 dar a conhecer um novo projecto jornalístico na cidade do Lis, dinamizado por um grupo de jovens, desejosos por criar um órgão de comunicação que rompesse com os modelos que até aí estavam instituídos em Leiria e na região.

O director, no número 0, era Agostinho de Carvalho e o preço de cada exemplar era de 25 escudos, cerca de 12,5 cêntimos. Em manchete, dava-se conta de que os “aquartelados do RAL iriam ter casa nova em 1985”, que a Maceira iria ter uma escola preparatória, e havia ainda, em Última Hora, o relato de confrontos entre vidreiros e a polícia, na Marinha Grande. 

No número 1, a ocupar o cargo de director interino estava Fernando Mendes e a manchete anunciava que a Escola Superior de Educação iria abrir em Outubro, sendo o primeiro estabelecimento de ensino superior no distrito de Leiria. Os vidreiros tiveram, mais uma vez, honras de Primeira Página, com o anúncio de que iriam em protesto, de bicicleta, até São Bento. Em Fátima, o Museu de Cera contava os dias para ser inaugurado.