Viver

Novos Ventos leva teatro e novo circo a quatro freguesias em Leiria

6 jun 2022 11:27

No dia 19 de Junho são apresentados os primeiros espectáculos construídos localmente com a população

novos-ventos-leva-teatro-e-novo-circo-a-quatro-freguesias-em-leiria
Novos Ventos em 2016 nos Marrazes
Leirena

A sétima edição do festival de teatro comunitário Novos Ventos, que vai acontecer em quatro freguesias do concelho de Leiria, arranca nos Marrazes, a 17 de Junho, com Globo de Saramago – 1993, do Leirena, uma co-produção com a Fundação José Saramago e com a Leiria Cidade Criativa da Música Unesco.

No dia 19 de Junho, entre as 15 e as 18 horas, são apresentados os primeiros espectáculos originais construídos localmente com a população.

Ainda no domingo, Alvin Hoe e Diego Lima, alunos finalistas do Instituto Nacional de Artes do Circo, de Famalicão, estreiam ii, momento de novo circo desenvolvido em residência artística. E a companhia Baal 17, de Serpa, participa com Passadeira Vermelha.

Sempre na Mata de Marrazes, junto ao Rancho da Região de Leiria e ao Agrupamento de Marrazes.

É a maior edição de sempre do Novos Ventos, organizado pelo Leiriena, que decorre ao longo de quatro fins de semana com três dias de apresentações em cada freguesia: Marrazes, Monte Redondo, Arrabal e Cortes.

Vai envolver quase 500 pessoas de 26 associações – escolas, lares, filarmónicas, escuteiros, clubes desportivos e ranchos – que vão criar 20 peças originais inspiradas nas realidades das localidades onde o festival se instala, avança o Leirena, citado pela agência Lusa.

Um encenador e actores do Leirena estão com o grupo durante uma semana.

O programa inclui, ainda, espectáculos de companhias profissionais e outros criados em residências artísticas, que acontecem em Leiria, através de bolsas atribuídas pelo Leirena a alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Porto, e do Instituto Nacional de Artes do Circo, de Famalicão.

O festival é organizado pelo Leirena e conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, do programa internacional Iberescena, do município de Leiria, da junta de freguesia do Arrabal, da união de freguesias de Marrazes e Barosa, da união de freguesias de Monte Redondo e Carreira e da união de freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.