Sociedade

Novos tarifários das urbanas e do ascensor da Nazaré entrarão em vigor a partir da próxima semana

27 jan 2023 15:34

Mudança visa ser "estímulo" à redução da pegada carbónica

novos-tarifarios-das-urbanas-e-do-ascensor-da-nazare-entrarao-em-vigor-a-partir-da-proxima-semana
Ascensor
CMNazaré

Os novos tarifários das urbanas e do ascensor da Nazaré entrarão em vigor a partir da próxima semana, no dia 1 de Fevereiro.

“Estes tarifários representam uma redução acentuada de um número considerável de títulos e passes de forma a promover, cada vez mais, a utilização destes meios de transporte, como estímulo à redução da pegada carbónica”, explica Orlando Rodrigues, vogal do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados da Nazaré (SMN), de acordo com nota de informação emitida pela autarquia. 

O tarifário apresenta novos títulos que dão resposta a todas as tipologias de utilizadores (regulares ou esporádicos) dos serviços. “É mais abrangente e menos dispendioso para a maioria dos utilizadores, assegurando que os utilizadores regulares podem usufruir destes meios de transporte de forma eficiente e, em alguns casos, menos dispendiosa. Assegura-se, também, a atribuição de títulos de passe mensal a qualquer cidadão, mas garantindo que os utilizadores regulares mantêm ou diminuem os dispêndios financeiros”, refere Orlando Rodrigues.

Os tarifários a aplicar mantêm o foco na sustentabilidade financeira dos dois sectores, mas visam “a promoção da utilização destes meios de transporte como alternativa à viatura própria e, com isso, contribuir para a redução de emissão de gases com efeito estufa para atmosfera”, prossegue o responsável.

Após a reestruturação tarifária ocorrida em 2022, e tendo em consideração os resultados obtidos, “que evitaram o colapso financeiro dos Serviços Municipalizados da Nazaré, a seguir ao período pandémico, o modelo tarifário dos transportes não apresenta aumentos tarifários, apesar do cenário global que se vive, principalmente, tendo em consideração a crise energética,” conclui Orlando Rodrigues.