Viver

Novo volume dos "Anais Leirienses – estudos & documentos" dedicado em exclusivo a Leiria

11 jun 2021 08:29

Para celebrar o dia da freguesia e da elevação de Leiria a cidade

novo-volume-dos-anais-leirienses-estudos-and-documentos-dedicado-em-exclusivo-a-leiria
.
DR

No domingo, dia 13, pelas 16 horas, vai ser apresentado o volume n.º 9 dos Anais Leirienses – estudos & documentos, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Este volume dedica as suas 330 páginas inteiramente a Leiria e é assinado em exclusivo pelo historiador Saul António Gomes, que também fará a apresentação.

A publicação é apoiada pela União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, que visa celebrar assim, celebrar o Dia da Freguesia de Leiria. O dia 13 de Junho é igualmente o de elevação de Leiria a cidade (13 de Junho de 1545).

"Este número especial dos Anais Leirienses, que se publica no 476.º aniversário da elevação de Leiria a cidade, e no momento em que se celebra o quarto centenário da morte do grande poeta Francisco Rodrigues Lobo (1621-2021), é inteiramente dedicado à história de Leiria, oferecendo ao leitor um vasto conjunto de elementos documentais que elucidam de forma significativa o passado histórico da vila medieval e da cidade renascentista", escreve Saul Gomes, na introdução.

Segundo a editora Hora de Ler, este é um livro com vários estudos e onde se transcrevem 89 documentos relativos aos séculos XV a XVII que dão da Leiria desse período uma imagem renovada e bem diferente do que se suporia

A lotação da sala está restringida a 60 pessoas.