Viver

Novo romance de Fernando José Rodrigues. E se a Alemanha nazi tivesse ocupado o Reino Unido?

15 abr 2023 14:00

Achtung London – Invasão já está à venda em pré-lançamento e vai ser primeiro apresentado em Leiria

novo-romance-de-fernando-jose-rodrigues-e-se-a-alemanha-nazi-tivesse-ocupado-o-reino-unido
Fernando José Rodrigues: “Há uma linha muito ténue entre o que aconteceu e aquilo que poderia ter acontecido”
DR

Fernando José Rodrigues volta a puxar a fita do tempo para (como em livros anteriores) assinar “um olhar sobre a História com outro ponto de vista”.

“Há uma linha muito ténue entre o que aconteceu e aquilo que poderia ter acontecido”, comenta.

Achtung London – Invasão, o novo romance do escritor residente em Leiria, que, entre outras coisas, “também é um romance de espionagem”, coloca a hipótese: e se a Alemanha nazi tivesse conseguido ocupar o Reino Unido?

Ou seja, um cenário de domínio das ilhas britânicas pelas forças do Terceiro Reich, comandadas por Adolf Hitler, no qual se desenrola uma história de amor, traição e superação.

Naquele período, “a máquina de guerra britânica é deficiente, tirando a Marinha”, assinala.

A fronteira entre a realidade e a ficção é mais estreita do que parece.

“O tema da Segunda Guerra Mundial é um tema que me diz muito”, explica Fernando José Rodrigues, “porque quem já visitou os cemitérios, na Europa, dos soldados e oficiais, de várias nacionalidades, que morreram, sabe que a Humanidade lhes deve a existência da liberdade”.

É a luta contra o fascismo que move o personagem principal do livro, um jovem capitão irlandês, Patrick O'Shea, que procura contrariar os esforços da British Union of Fascists, de Oswald Mosley, defensor de uma revolução fascista e da paz com Hitler.

Achtung London – Invasão é uma edição da Cordel d'Prata e já está à venda em pré-lançamento, com desconto, nas livrarias wook.pt, bertrand.pt, fnac.pt e cordeldeprata.pt.

Tem “um final aberto”, que deixa “muitas pontas soltas”, porque faz parte de “um projecto de dois livros”.

A primeira apresentação vai acontecer em Leiria, no sábado, 15 de Abril, às 17:30 horas, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira. 

Fernando José Rodrigues – que em D. Sebastião Chega Sempre a Horas, de 1999, leva o leitor a imaginar Portugal se o 25 de Abril não tivesse sido bem sucedido – torna a regressar ao passado, desta vez a Inglaterra, onde viveu durante quatro anos e foi leitor de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Portsmouth.

Tendo sido professor, sou um bocado um historiador falhado. Gostava de ter sido historiador, também, gosto muito de História, e, por isso, os meus livros são quase livros de virar a História ao contrário”, diz ao JORNAL DE LEIRIA.

No entanto, “90 por cento do que está no livro aconteceu e se não aconteceu podia ter acontecido”, lembra o autor. “Os planos existiram, mas, felizmente, não vingaram”.

Achtung London – Invasão “não é apenas sobre a invasão do Reino Unido pelas tropas nazis, é também sobre as pessoas, sobre os sentimentos, sobre as traições, sobre tudo aquilo que fizeram ou não fizeram para evitar aquilo de que se estava à espera”.

“Começa na Segunda Guerra Mundial mas vai retroceder às lutas pela independência da Irlanda”, adianta o escritor residente em Leiria. “Como os meus livros nunca são lineares, o tempo é uma coisa que é muito móvel”.

Achtung London – Invasão foi escrito durante o confinamento, no contexto da pandemia de Covid-19, antes da agressão da Ucrânia pela Rússia.

A pesquisa de Fernando José Rodrigues suportou-se nos arquivos de bibliotecas digitais e nas actas da Câmara dos Comums que estão disponíveis online, entre outras fontes.

Na sinopse, o enquadramento revela que “as nuvens negras do nazismo começam a mover-se pelo continente europeu e na própria Grã-Bretanha a British Union of Fascists, de Oswald Mosley, exigindo uma revolução fascista e a paz com Hitler, ameaça a quase isolada democracia parlamentar. Churchill, Chamberlain, Patrick e os elementos da unidade de inteligência militar” comandada por um jovem capitão irlandês, Patrick O'Shea, “tentam travar a quinta coluna interna e suster aquilo que parece ser inevitável: a invasão do Reino pelos exércitos nazis”.

Achtung London – Invasão “traz à luz os fantasmas de cada uma das personagens, todos os seus arrependimentos, as pequenas alegrias, algumas certezas e as persistentes dúvidas”, refere-se na nota de divulgação.

“É também uma história de amor, retomada muitos anos depois do primeiro beijo numa parede, e ainda dos ódios que, acumulados, foram destruindo sonhos e vidas”, lê-se.

O texto descreve Achtung London – Invasão como “um romance de guerra, de espionagem, de amor, de traição, de luta, de saudades, de superação e de memórias dolorosas”.

Nascido em Coimbra em 1956, Fernando José Rodrigues cresceu em Castanheira de Pera e vive em Leiria.

É escritor, actor, professor, tradutor, formador e fundador do colectivo O Gato – Palavras de Sobra.

Anteriormente, publicou os romances D. Sebastião Chega Sempre a Horas (1999), Novas do Achamento do Inferno (2001), Gestos Esquecidos (2006, Prémio Literário Almeida Firmino), O Beijo de Humphrey Bogart (2014) e Manual das Feiticeiras (2019, Prémio Literário Afonso Lopes Vieira).