Sociedade

Novo parque verde integra estratégia para  afirmar Leiria “como um território sustentável”

1 out 2022 17:11

Com oito hectares, o Parque Verde de Leiria foi inaugurado, esta tarde, ainda sem a prometida ligação ao percurso Polis.

Maria Anabela Silva

Um espaço de convívio intergeracional, associado aos “valores do ambiente, da sustentabilidade e do futuro”. Foi desta forma que o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, se referiu ao novo parque verde, inaugurado esta tarde na zona de Santa Clara, ainda sem ligação ao percurso Polis.

Durante a inauguração, o presidente da câmara salientou que o novo parque, que tem cerca de oito hectares, “inscreve-se  numa estratégia muito ambiciosa” de posicionar a defesa do ambiente como “matriz” do projecto político da maioria que governa a câmara. 

“No Município de Leiria estamos profundamente empenhados na elevação do patamar de sustentabilidade do nosso território” e de afirmar o concelho como “um território sustentável, de reduzida pegada ecológica”, afirmou Gonçalo Lopes. 

Além do novo parque, o presidente da câmara referiu outros projectos em curso e que fazem parte dessa “estratégia”, como é o caso do Aquaplis, previsto para a zona da Barora e que contempla um horto pedagógico, um complexo de piscinas ao ar livre, parque infantil e recuperação e transformação de uma antiga ETAR em área fruição comunitária.

Há ainda a requalificação do parque da encosta do Castelo, que está em curso e que representa um investimento de 1,2 milhões de euros, apoiado por fundos comunitários. 

Segundo Gonçalo Lopes, o Parque Verde de Leiria, nome pelo qual foi baptizado o novo parque, “nasce de um encontro de vontades” entre o município e a empresa Poligreen, promotora da urbanização Quinta da Malta, projectada para o lado oposto da A19, que custeou o investimento ao abrigo das contrapartidas devidas à autarquia no âmbito do loteamento. 

O autarca deixou, por isso, um agradecimento a Artur Meneses, presidente do grupo Mekkin, ao qual pertence a Poligreen. “É apenas um exemplo do enorme contributo que tem dado ao nosso concelho”, afirmou Gonçalo Lopes, realçando o papel “fundamental” que o empresário teve na criação do parque. São “oito hectares de qualidade de vida que estamos a acrescentar ao nosso concelho”, concluiu o autarca. 

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ