Sociedade

Novo laboratório de investigação e formação para celebrar aniversário da Escola Superior de Saúde

1 dez 2021 13:37

Instituição do Politécnico de Leiria comemora 48.º aniversário na próxima sexta-feira

novo-laboratorio-de-investigacao-e-formacao-para-celebrar-aniversario-da-escola-superior-de-saude
Programa comemorativo inicia-se pelas 11 horas, no átrio da ESSLei
Ricardo Graça/Arquivo

A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria vai comemorar o 48.º aniversário na próxima sexta-feira, dia 3 de Dezembro, com um programa dividido em duas partes, incluindo a inauguração de um novo laboratório de investigação e formação, numa parceria entre a Escola e o ciTechCare - Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, anuncia a instituição em comunicado.

O programa comemorativo inicia-se pelas 11 horas, no átrio da ESSLei, com um acto simbólico de evocação do aniversário. No período da tarde, às 15 horas, tem lugar a inauguração do aTOPlab - Assistive Technology and Ocupacional Performance Laboratory, no Campus 5, junto ao Hospital de Santo André, em Leiria.

"O laboratório consiste numa estrutura que congrega investigação, formação e actividades de extensão à comunidade na área das Tecnologias e Produtos de Apoio, estando vocacionado para o estudo, avaliação e aconselhamento de produtos de apoio mais adequados para o desempenho ocupacional de qualquer pessoa que tenha algum tipo de limitação funcional", explica a mesma fonte.

"Neste projeto, a ESSLei conta com a colaboração de parceiros da comunidade (Fundação Altice, Gameiros, Invacare e Tsimetria) como um factor distintivo, assinalando a natureza estratégica da investigação aplicada e reforçando o compromisso de responsabilidade social das entidades envolvidas", prossegue ainda.

A data de aniversário remete para a primeira aula ministrada na então Escola de Enfermagem de Leiria, e assinala um marco de importância central para os cuidados de saúde a nível regional e nacional, recorda a escola.

"Cientes da importância da formação de profissionais de saúde de referência assente na qualidade e actualidade da sua oferta formativa, a ESSLei mantém e prossegue com este legado de formação em articulação com os parceiros da comunidade, com foco na inovação e investigação e com posicionamento internacional cada vez mais relevante", realça a instituição.