Sociedade

Novo espaço cultural nasce no antigo Paço Episcopal

8 fev 2022 17:36

Investimento de 1,5 milhões de euros na criação de plataforma criativa

novo-espaco-cultural-nasce-no-antigo-paco-episcopal

Vai nascer um novo espaço cultural nas áreas devolutas do antigo Paço Episcopal, edifício da Loja do Cidadão, após uma intervenção que prevê a criação de uma sala do tipo “Black Box” e de uma sala de ensaios, para além de serviços de apoio.

Com um investimento de 1,5 milhões de euros na criação de um espaço cultural nas áreas devolutas do antigo do Paço Episcopal, o projecto foi hoje aprovado em reunião de executivo.

Após uma intervenção que prevê a criação de uma sala do tipo “Black Box” e de uma sala de ensaios, para além de serviços de apoio, o grande objectivo é “capacitar os agentes culturais profissionais e amadores”, pretendendo-se “que seja um espaço de criação e de formação artística”, explicou a vereadora com o pelouro da Cultura, Anabela Graça, citada na nota de imprensa.

O projecto de execução e a abertura do concurso foram aprovados esta terça-feira em reunião de Câmara, estando estimado um investimento de 1.548.965,84 euros, que serão candidatados a fundos comunitários, e um prazo de execução de 360 dias.

A obra prevê intervenção dos pisos -1, -2 e -3 do antigo Paço Episcopal, onde funcionaram as salas de cinema “Castello Lopes”, os quais serão adaptados e reconvertidos para receberem novos palcos e novos programas, articulados com a estratégia cultural do Município.

O espaço será projectado de forma a assegurar a máxima flexibilidade, proporcionando a todos os intervenientes no ciclo produtivo das artes do espectáculo o maior número possível de opções cénicas através da realização de eventos culturais multidisciplinares, acrescenta a nota.

Com um total de 1.931,43 metros quadrados, no piso -1, estará a entrada principal (foyer), um gabinete de trabalho e duas áreas de régie, enquanto o piso -2 irá receber a sala de ensaios e um camarim.

Para o piso -3 está previsto a “Black Box”, com uma bancada retrátil com capacidade para 116 espectadores, dois camarins, um bar, uma zona de apoio, um armazém para equipamento cénico e espaços para arrumos.

Com esta intervenção, o município pretende revitalizar um edifício emblemático para a cidade, onde funciona actualmente a Loja do Cidadão, e contribuir para o dinamismo cultural do concelho e para a dinamização do centro histórico, refere o comunicado .