Viver

Novo director da 'Feira Internacional do Livro de Bogotá' é de Leiria

6 abr 2016 00:00

Rapoula já foi assessor de Cavaco Silva

novo-director-da-feira-internacional-do-livro-de-bogota-e-de-leiria-3632

Pedro Rapoula, 38 anos, natural de Leiria, é o novo director da FILBo - Feira Internacional do Livro de Bogotá, um dos grandes eventos mundiais da literatura.  

O antigo assessor cultural do ex-Presidente da República Cavaco Silva foi nomeado na última sexta-feira. Vive em Bogotá, capital da Colômbia, para onde se mudou em 2013, para ser conselheiro cultural da embaixada portuguesa no ano em que Portugal foi o país convidado da FILBo.  

Segundo notícia avançada pelo Diário de Notícias, a escolha deu-se no seguimento do "processo de recrutamento normal, com várias fases, entrevistas, testes psicotécnicos, mais entrevistas, testes gestão cultural, de recursos humanos, e alguma coisa de cultura geral". 

Em 2015, a FILBo foi visitada por 520 mil pessoas e registou cerca de 1500 eventos, Em 2017, a feira, organizada pela Câmara Colombiana do Livro, comemora o 30.º aniversário e terá França como país convidado.  

Rapoula, que estudou Relações Internacionais na Faculdade de Economia de Coimbra, ficará também responsável pela "organização da presença colombiana nas feiras internacionais: Frankfurt, Guadalajara, Bolonha..." 

Para a Colômbia levou uma condecoração com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída por Cavaco Silva.