Sociedade

Novo centro de saúde da Nazaré com visto do Tribunal de Contas

7 fev 2018 00:00

Obra é reclamada há cerca de 40 anos e irá substituir o pré-fabricado onde funciona actualmente a unidade de saúde.

novo-centro-de-saude-da-nazare-com-visto-do-tribunal-de-contas-8093

O Tribunal de Contas concedeu o visto ao contrato de construção do novo centro de saúde da Nazaré, anunciou hoje, em comunicado, a Câmara Municipal.

A nova unidade, exigida há cerca de 40 anos, irá dar resposta “aos requisitos actuais das infra-estruturas físicas de prestação de cuidados de saúde primários”, através da melhoria dos espaços e das condições de trabalho dos profissionais, acrescenta aquela nota de imprensa.

O futuro centro de saúde, que já tem garantido financiamento comunitário, nascerá no local onde se encontram as actuais instalações, que funcionam num pré-fabricado provisório desde a década de 80 do século passado e que será demolido.

Até à sua inauguração, os cuidados de saúde primários serão prestados em espaços da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, “escolhidos pela tutela” e que estão a ser adaptados às novas funções, numa empreitada no valor de 105 mil euros suportados pela Câmara.

“O futuro centro de saúde responderá, de forma adequada, às necessidades actuais e futuras da população, através da melhoria da oferta existente”, frisa o presidente da Câmara, Walter Chicharro. Citado por aquela nota de imprensa, o autarca confessa “uma grande satisfação por estarmos à beira de concretizarmos um sonho antigo, reivindicado há anos, mas concretizado pela actual gestão da Câmara (PS)”.

O edifício onde ficará instalada a nova unidade de saúde será cedido pelo município à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo por um período de 40 anos.