Sociedade

Nova nota de 20 euros entra hoje em circulação

25 nov 2015 00:00

GNR alerta para as burlas com idosos, avisando que não haverá troca de notas antigas pelas novas

A nova nota de 20 euros entra hoje em circulação nos 19 países da zona euro, incluindo Portugal, com novos elementos de segurança que dificultam a contrafacção.

Esta nota pertence à nova série Europa, da qual já entraram em circulação as notas de cinco e de dez euros, mas não será necessário trocar as notas da primeira série por estas novas notas, mantendo-se ambas as notas em circulação.

A nova nota mantém a cor dominante azul e o mesmo tamanho da anterior nota de 20 euros.

Segundo o Banco de Portugal, a nota de 20 euros é a que tem mais contrafacções apreendidas, pelo que aos elementos de segurança já conhecidos, como o holograma, a marca de água e o número esmeralda, a nova nota vai ser mais resistente à falsificação por causa de uma janela com retrato no holograma que, observada contra a luz, torna visível um retrato da deusa Europa, observado na frente e verso.

No vídeo publicado na sua página web, a GNR alerta a população que não haverá troca de notas e que as duas notas se vão manter em circulação

“Não existe ninguém mandatário para fazer a recolha das notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer outra instituição. Caso venha a ser abordado por alguém que alegue estar a fazer a recolha das notas de 20 euros da primeira série, contacte de imediato as autoridades, através do 112, pois poderá estar a ser vítima de uma tentativa de burla.”

A GNR apela ainda para a partilha desta informação junto dos idosos, as pessoas mais “vulneráveis” a este tipo de ilícitos.

Para mais informação leia aqui.

Jornal de Leiria/Agência Lusa