Economia

Nova Central Solar do Casal de Cortiça servirá 15 mil lares

8 jul 2023 10:00

Infra-estrutura resulta de um investimento de 26 milhões de euros, da empresa britânica Aura Power

nova-central-solar-do-casal-de-cortica-servira-15-mil-lares
Nova central terá uma potência de pico de 27 MW
Fotografia: Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Quando estiver em produção plena, a nova Central Solar do Casal de Cortiça, em Leiria, terá capacidade para servir 15 mil lares, com electricidade.

Se os prazos forem cumpridos, esta infra-estrutura será a primeira, entre as que resultaram do leilão energético de 2019, a entrar em funcionamento no concelho e resulta de um investimento de 26 milhões de euros, da empresa britânica Aura Power.

“O processo teve início em 2018, com a nossa primeira visita ao local, a que se seguiu o leilão de energia. Em 2020, recebemos a licença e, em Fevereiro deste ano iniciámos a construção. Os trabalhos avançam a bom ritmo e esperamos terminar a instalação dos painéis solares e inversores em Agosto”, explicou Jorge Fernandes, country manager da Aura Power, durante a apresentação da central, na Quinta da Cortiça.

A sessão aconteceu junto à subestação eléctrica da Azoia, na passada terça-feira. 

O responsável adiantou que a ligação à rede da E-Redes deverá acontecer em Outubro e que, após o período experimental de testes, o parque entrará em plena produção em Fevereiro de 2024, com uma potência máxima de pico de 27 megawatts. 

Jorge Fernandes referiu que se trata de um parque “especial”, por ser muito fragmentado, estendendo-se, de sul para norte, por oito parcelas com um total de 32 hectares, arrendadas, por um período de 40 anos, a seis proprietários. 

“A maior parte do parque foi construída em zona de eucaliptal, à excepção de oito hectares de pastagem, na Quinta da Cortiça, onde foi preservado um habitat de sobreiros”, adiantou. 

Nas parcelas 1 e 7 serão instalados painéis solares, com dez megawatts de potência, que seguirão o percurso do sol, enquanto, nas restantes, os equipamentos serão fixos. 

O country manager da Aura Power reconhece que o projecto, o primeiro de dois que a empresa tem em Portugal, conheceu alguns atrasos, essencialmente devido à “falta de mão-de-obra”. 

Segundo Luís Lopes, o vereador da Câmara Municipal de Leiria que acompanhou a apresentação, com esta central e com os restantes parques que, entretanto, devem avançar, o concelho ficará com uma capacidade de produção energética “considerável”. 

O autarca acrescentou que o município está, presentemente, a analisar outros projectos. 

Portugal é exemplo

Na apresentação, esteve também o embaixador britânico em Portugal, Chris Sainty, que recordou que, tanto o nosso País, quanto o Reino Unido, de onde a Aura Power é originária, estão muito empenhados em atingir a neutralidade carbónica o mais cedo possível. 

“Portugal já antecipou para 2045 essa meta, que a União Europeia quer que seja em 2050.” 

O diplomata sublinhou ainda que esta é uma “corrida contra o tempo” e a mais “ambiciosa revolução que alguma vez fizemos enquanto espécie”. 

Sainty referiu ainda que, em ambos os países, existe o desafio de garantir que a rede de distribuição tem capacidade para acolher as novas centrais de energias renováveis. 

“Portugal deu um bom exemplo ao juntar e gerir os leilões de energia e o armazenamento em larga escala”, rematou.