Sociedade

Norte-americano morreu a praticar snorkeling nas Berlengas

18 jul 2022 14:20

Bombeiros Voluntários de Peniche e tripulantes da Estação Salva-Vidas de Peniche socorreram vítima

norte-americano-morreu-a-praticar-snorkeling-nas-berlengas
Homem de 62 anos foi encontrado inconsciente na água
Ricardo Graça/Arquivo

Um cidadão norte-americano de 62 anos faleceu esta manhã após indisposição enquanto praticava snorkeling [mergulho sem botijas] junto ao Carreiro da Fortaleza, no arquipélago das Berlengas, em Peniche.

Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), "na sequência de um alerta recebido pelas 10:25 horas, via VHF, através de uma empresa marítimo-turística, a informar que um dos praticantes de snorkeling se encontrava inconsciente, foram de imediato activados para o local tripulantes da Estação Salva-Vidas de Peniche."

Elementos dos Bombeiros Voluntários de Peniche que já se encontravam nas proximidades, também se deslocaram para o local.

Ainda segundo a AMN, a vítima foi retirada da água pelos funcionários da empresa marítimo-turística para uma zona de praia, tendo sido iniciadas manobras de reanimação até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

Estes deram continuidade às manobras de reanimação, com recurso a oxigenoterapia.

Os tripulantes da Estação Salva-Vidas de Peniche resgataram o homem, em colaboração com os bombeiros que mantiveram as manobras de reanimação até ao porto de Peniche, onde aguardavam elementos do INEM.

"Após várias tentativas de reanimação da vítima, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM", refere a nota, adiantando que o corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Torres Vedras.