Sociedade

No próximo dia 18 de Janeiro, estátua do vidreiro já deverá ter nova morada

25 nov 2021 10:12

Monumento criado por Joaquim Correia sai da Rotunda do Vidreiro

no-proximo-dia-18-de-janeiro-estatua-do-vidreiro-ja-devera-ter-nova-morada
Monumento estava, até à data, localizado na Rotunda do Vidreiro
DR
Daniela Franco Sousa

O monumento evocativo do levantamento dos operários vidreiros em 18 de Janeiro de 1934, que relembra as dificuldades passadas por esta classe operária, da autoria do mestre Joaquim Correia, vai deixar de estar localizado no centro da Rotunda do Vidreiro, na Marinha Grande, para ser transferido para uma zona próxima, no passeio em forma de meia-lua que rodeia o Parque Mártires do Colonialismo.

A mudança já tinha sido aprovada em reunião de câmara, ainda durante o mandato de Cidália Ferreira, mas, por falta de consenso entre os vereadores, voltou a ser discutida esta semana, durante a última reunião do executivo, agora liderado por Aurélio Ferreira. A decisão final foi tomada com a aprovação da maioria e a oposição das vereadoras da CDU.

Em causa está um conjunto escultórico composto por dois blocos de pedra. Um deles alberga a estátua de um operário vidreiro armado e outro ostenta um baixo-relevo que representa operários a trabalhar o vidro. Trata-te de uma obra da autoria do escultor marinhense Joaquim Correia

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ