Economia

Nerlei quer criar Gabinete de Acompanhamento para Missões Empresariais

29 jan 2023 20:00

Apenas 20 mil empresas portuguesas apostam na exportação. O processo é caro e burocrático. Para melhorar o sucesso, a associação aposta no acompanhamento após as missões empresariais

nerlei-quer-criar-gabinete-de-acompanhamento-para-missoes-empresariais
Solução fornecida pela Nerlei permitiria às PME manter a acção focada no mercado externo, sem desviar recursos internos
Jason Goodman@Unsplash
Jacinto Silva Duro

A Nerlei - Associação Empresarial da Região de Leiria pretende criar um gabinete de acompanhamento de missões empresariais.

O objectivo é a agilização e concretização dos acordos e contactos realizados durante as idas ao estrangeiro.

“Este gabinete apoiaria os empresários nacionais que nos acompanham nas nossas missões empresariais, ajudando a cumprir prazos e etapas dos acordos com as empresas nos países de destino. Por vezes, é necessário alguém que lembre de enviar os orçamentos, propostas e amostras. É um trabalho determinante para que o investimento, após as deslocações, tenha sucesso. Internamente, já fazemos algum deste trabalho, mas acreditamos ser possível e desejável, prestarmos esse serviço às PME, que, por vezes, têm dificuldade em cumprir as etapas”, explica Henrique Carvalho, secretário-geral da Nerlei.

O responsável lembra que o número de empresas portuguesas exportadoras é muito baixo, apenas cerca de 20 mil. “E há uma enorme rotação entre elas. Todos os anos, cinco mil saem e outras cinco mil entram. Isto significa que começam, porém, não continuam o processo de internacionalização, limitando-se a um negócio ou dois no estrangeiro.”

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ