Economia

Nerlei promove missões empresariais nos Estados Unidos e América Latina

20 jul 2022 10:34

Associação Empresarial da Região de Leiria frisa que os países em causa apresentam grande potencial

nerlei-promove-missoes-empresariais-nos-estados-unidos-e-america-latina
Programa da associação garante apoio nas despesas
Ricardo Graça/Arquivo

A Nerlei vai levar a cabo em Setembro e Outubro missões empresariais para empresas que queiram abordar os mercados dos Estados Unidos da América, do Chile, da Colômbia e do Peru.

A missão empresarial aos EUA será presencial, as outras serão virtuais.

“A necessidade de preparar as agendas individuais de contactos de cada empresa que se inscreva obriga à antecipação da inscrição”, que pode ser feita até ao próximo dia 25.

“Assim, as empresas, de qualquer sector de atividade, que tenham interesse em conhecer melhor estes mercados e beneficiar de um apoio de 50% nas despesas inerentes, devem observar este prazo de inscrição”, explica a Nerlei em comunicado.

A missão aos EUA será realizada entre 2 e 7 de Outubro com deslocação física ao país. Já os mercados do Chile, Colômbia e Peru, serão integrados numa missão empresarial virtual que decorrerá entre os meses de Setembro e Outubro.

“A definição destas duas acções resulta do potencial, identificado pela Nerlei, destes mercados. Os EUA são uma das economias mais ricas e diversificadas do mundo e, embora os serviços representem cerca de 80% do PIB, continuam a ser o segundo maior produtor mundial de bens manufacturados e o líder em pesquisa e desenvolvimento”.

Já os três mercados da América Latina “têm economias que beneficiam de políticas de contínua abertura comercial, sendo Estados associados do Mercosul e membros da Aliança do Pacífico, espaço político-económico que congrega as economias latino-americanas mais dinâmicas e abertas”.

Estas são mais duas acções integradas no projecto International Business 2019-21, promovido pela Nerlei, que tem como objectivo promover o desenvolvimento e reforço das capacidades das PME no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais.

O programa é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 2,7 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.