Economia

Negócio dos lares privados para idosos vale 330 milhões de euros

19 out 2020 17:06

O volume de negócios das residências privadas para idosos cresceu na última década, atingindo 330 milhões de euros em 2019. Em Leiria, nas últimas semanas, foram inauguradas duas

negocio-dos-lares-privados-para-idosos-vale-330-milhoes-de-euros
Ana, Sónia e Helena Carvalho gerem nova residência sénior em Leiria
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Com a população a envelhecer, a procura de lares para a terceira idade tem crescido, provocando um aumento da oferta, com novas respostas a surgir no mercado pela mão de privados. Em Leiria, nas últimas semanas, foram inaugurados dois espaços: Primavida Residência Sénior e Quinta de Santo António.

A nível nacional, e de acordo com um estudo da Informa D&B, com dados de Março deste ano, o volume de negócios das residências para a terceira idade com fins lucrativos “manteve uma tendência crescente na última década, atingindo 330 milhões de euros em 2019”.

Este valor representa um acréscimo de cerca de 3% face a 2018. “No entanto, com o impacto da crise Covid-19, prevê-se uma contracção do volume de negócios em 2020”, aponta o estudo.

Em Março deste ano, o número de residências para a terceira idade com fins lucrativos em Portugal situava-se nas 729 unidades (com capacidade para 22 mil utentes), que desenvolvem a sua actividade juntamente com 1.753 entidades não lucrativas. O distrito de Lisboa é o que concentra a maior oferta, com 220 equipamentos com fins lucrativos, que representam 30% do total. Seguem-se Porto, Setúbal e Leiria.

E foi precisamente no concelho de Leiria que nas últimas semanas foram inaugurados dois lares privados para idosos. A Primavida Residência Sénior funciona numa das alas do Convento de Santo Agostinho, em pleno centro da cidade. Tem capacidade para 60 utentes, acolhe dez neste momento.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ