Sociedade

NazaréSummit-Edu 2024 vai debater o ensino no concelho

6 set 2023 13:41

Jornadas juntam várias entidades de ensino e formação e irão decorrer em Março do próximo ano

nazaresummit-edu-2024-vai-debater-o-ensino-no-concelho
Evento será preparado pelo município, em parceria com todas as escolas e centros de formação da rede educativa e formativa do concelho
Ricardo Graça/Arquivo

O Município da Nazaré está a preparar o NAZASummit-Edu 2024, que irá decorrer de 21 a 24 de Março de 2024, em parceria com todas as escolas e centros de formação da rede educativa e formativa do concelho (AEN, EPN, FOR-MAR, EDFR e CERCINA).

De acordo com a autarquia, o objectivo é "valorizar e divulgar a qualidade da educação e dos agentes educativos do concelho, da oferta educativa e formativa disponível, e promover palestras de temas relacionados com o processo educativo na ordem do dia, que proporcionem aos diferentes agentes educativos a oportunidade de reflectir e partilhar experiências, bem como saberes, são alguns dos objectivos das jornadas educativas".

A câmara informa que o NazaSummit 2024 abrirá com uma palestra no Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré, a 21 de Março.

Os temas propostos para debate passam pela transição digital, Uma escola do século XIX, construída no século XX para alunos do século XXI – Da escola que temos à escola que queremos; A identificação de elementos relevantes para a projecção cíclica da rede de educação e formação, numa lógica de equilíbrio optimizado da procura social com a correspondente oferta educativa, atendendo à multiplicidade de factores a considerar, nomeadamente: os interesses, necessidades e motivações dos alunos e famílias; os elementos de natureza contextual; e reflexão sobre a importância do mar enquanto matriz fulcral do desenvolvimento e crescimento local.

“O mar e o surf ajudaram a quebrar a sazonalidade, tendo aberto um novo leque de perspectivas de investimentos para as duas próximas décadas. O mar é um importante instrumento na definição da estratégia educativa para o concelho e da política educativa local, devendo os currículos, os projectos e os planos de actividades das escolas do concelho, ter maior atenção às necessidades de desenvolvimento local, numa perspectiva de desenvolvimento da comunidade num todo”, explica o Gabinete de Educação do Município da Nazaré.

A autarquia refere ainda que o Projecto Oceano - Educar para uma Geração Azul (EGA) será um dos exemplos a levar a debate. "Este projecto, desenvolvido pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, em parceria com a Direcção-Geral da Educação, tem, entre os seus objectivos, promover a existência de uma geração com maior conhecimento, mais consciente e capaz de tomar decisões mais responsáveis quanto ao oceano".

Durante o evento estão previstas actividades culturais e artísticas e momentos de lazer e de convívio abertas à comunidade em geral que terão lugar nas instalações da EP Nazaré (antiga Escola Primária n.º2) e nas diferentes escolas e outros espaços culturais do concelho.

A divulgação do evento aconteceu no dia da recepção aos professores do Agrupamento de Escolas da Nazaré para o ano lectivo 2023-2024, no passado dia 4 de Setembro.