Desporto

Nazaré vai acolher Campeonato da Europa de Andebol de Praia em Maio

18 fev 2023 14:30

Esta é a primeira vez que Portugal recebe o torneio sénior, depois da Nazaré já ter sido palco do Europeu de 2016, na categoria dos mais jovens

nazare-vai-acolher-campeonato-da-europa-de-andebol-de-praia-em-maio
Sorteio da competição realizou-se na passada terça-feira, na Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré
Município da Nazaré

A Nazaré vai receber, entre os dias 24 e 28 de Maio, o Campeonato da Europa de Andebol de Praia. É a primeira vez que Portugal acolhe o torneio sénior, depois da Nazaré já ter sido palco do Europeu de 2016, na categoria dos mais jovens.

Os grupos da EHF Beach Euro 2023 já são conhecidos, sendo as competições masculina e feminina disputadas em quatro grupos cada. As 16 equipas masculinas e 16 femininas que participarão no campeonato europeu conheceram os adversários durante o sorteio realizado na passada terça-feira, na Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré.

“Estamos ansiosos por ver aqui equipas e adeptos para a melhor taça europeia de sempre. Uma grande recepção a todas as equipas”, afirmou o presidente do Município da Nazaré, Walter Chicharro, durante o sorteio, citado num comunicado de imprensa da autarquia.

Portugal, enquanto anfitrião, teve direito a escolher os seus grupos. No torneio feminino foi escolhido o grupo B, contra a Holanda, Ucrânia e Turquia, enquanto a equipa masculina jogará contra a Hungria, França e Itália, também no grupo B.

A Alemanha, vencedora da competição feminina na EHF Beach Euro 2021, enfrentará a vice-campeã do torneio, a Dinamarca, no grupo A, onde ficaram também a França e Itália.

A Espanha, medalhada de bronze em 2021, ficou no grupo D, juntamente com a Polónia, Croácia e Roménia. Já no grupo C estão Hungria, Grécia, Noruega e Eslováquia.

A actual campeã europeia de andebol de praia masculino, Dinamarca, também jogará contra a Alemanha na fase de grupos, assim como com a Roménia e Turquia, no grupo D.

No grupo A estão a Croácia, Noruega, Polónia e Holanda, ao passo que no grupo C estão Espanha, Ucrânia, Suécia e Grécia.