Sociedade

Nazaré tem orçamento 'per capita' cinco vezes superior a Leiria

17 dez 2015 00:00

Sem surpresa, Leiria é o município da região (distrito e concelho de Ourém) com o maior orçamento para 2016, totalizando 67 milhões de euros

Maria Anabela Silva

Mas, se olharmos para os dados per capita, a Nazaré apresenta o valor mais elevado, que é, aliás, cinco vezes superior ao de Leiria e seis vez mais do que o de Caldas da Rainha, os dois municípios da região com o menor valor orçamental per capita.

No pólo oposto, além da Nazaré e de Óbidos (que ocupa o quarto lugar) aparecem quatro autarquias do Norte do distrito (Alvaiázere, Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera), que estão entre os municípios com valores per capita mais elevados.

Em termos absolutos, a Nazaré, liderada desde 2013 pelo socialista Walter Chicharro, aparece como o segundo município do distrito com o orçamento para 2016 mais volumoso, com um total de 43,6 milhões de euros, um número que é quase o dobro do de Caldas da Rainha.

Isto apesar de a Nazaré ter três vezes menos população e três vezes menos área. O presidente do município nazareno justifica o volume do orçamento com “os 44 milhões de euros de dívida herdados” do anterior executivo, presidido pelo social-democrata Jorge Barroso.

“O orçamento tem de abarcar a dívida toda, assim com as verbas a receber [através por exemplo do Fundo de Apoio Municipal] para o pagamento a fornecedores e abatimento da dívida”, explica Walter Chicharro, frisando que, “nos últimos 26 meses a dívida foi reduzida em nove milhões de euros”. Sob a alçada de um plano de reequilíbrio financeiro, o município de Castanheira de Pera apresenta, em termos globais, o orçamento mais magro entre 17 câmaras da região, cifrando-se em 4,3 milhões de euros, que é valor total da receita.

A previsão da despesa é ainda menor – 3,6 milhões de euros -, o que gera um superavit orçamental de quase 700 mil euros, para “cumprir uma exigência inerente” à situação de reequilíbrio financeiro, explica Fernando Lopes, presidente da autarquia. Além de Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos têm os orçamentos mais pequenos, respectivamente, 5,7 e 8,7 milhões de euros.

Os orçamentos municipais, aprovados nas últimas semanas, deverão, no entanto, vir a sofrer revisões, uma vez que não existe ainda Orçamento do Estado e persistem grandes indefinições em relação aos fundos do programa comunitário Portugal 2020.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente