Sociedade

Nazaré reclama intervenção na Escola Amadeu Gaudêncio

27 jul 2025 10:38

Estabelecimento de ensino ficou de fora das prioridades do Governo

nazare-reclama-intervencao-na-escola-amadeu-gaudencio

O Município da Nazaré vai pedir uma reunião ao ministro da Educação, Ciência e Inovação para garantir apoio financeiro, com vista à requalificação da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, cujas instalações estão degradadas e a necessitar de ampliação.

O vice-presidente Orlando Rodrigues (PS) explicou, na última reunião de câmara, que o estabelecimento de ensino tinha sido classificado como prioridade 2, tendo sido assegurado pelo anterior governo socialista que iria existir verba para avançar com as obras.

No entanto, o executivo PSD/CDS-PP suspendeu estas intervenções, em 2024, passando-as para uma próxima fase. “Temos um resgate financeiro e não podemos ir à banca como outros municípios”, constatou o vereador com o pelouro da Educação, ao lamentar a alteração de critérios de financiamento anteriormente definidos.

O vereador da CDU, João Paulo Delgado, alertou para a necessidade de mais salas de aula e de laboratório, assim como outros espaços condignos para alunos e profissionais educativos.

Numa proposta apresentada e que foi aprovada por unanimidade, o autarca elencou a necessidade urgente de requalificação e construção de novas casas-de-banho, de um espaço exterior coberto para a prática do desporto, uma intervenção para pôr fim às infiltrações e a ausência de manutenção sistemática, climatização avariada e falhas nos sistemas eléctricos e térmicos.

Fátima Duarte (PSD) questionou a autarquia se foi feito “barulho suficiente” para que a Nazaré não ficasse esquecida, como disse Orlando Rodrigues e assegurou que, enquanto social-democrata, defende a melhor educação para os alunos.