Sociedade

Nazaré recebe 10 milhões de euros do PRR para avançar com funicular da Pederneira

15 nov 2023 11:52

Contrato de financiamento foi assinado ontem

nazare-recebe-10-milhoes-de-euros-do-prr-para-avancar-com-funicular-da-pederneira
Futuro Funicular da Pederneira
DR

A estrutura de missão Recuperar Portugal e o Município da Nazaré assinaram, ontem, o contrato de financiamento para o Funicular da Nazaré, que irá ligar a Praia à Pederneira, anuncia a câmara.

O contrato de concessão do apoio financeiro, enquadrado na Componente C21 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disponibiliza o montante global de dez milhões de euros, para um investimento que teve início a 1 de Fevereiro de 2022 e que terá a sua conclusão até ao final de Março de 2026.

Este investimento visa proporcionar transportes públicos sustentáveis na Nazaré, numa extensão aproximada de 200 metros, entre a Praia e a zona da Pederneira, que passarão a integrar uma rede de transportes acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e às bicicletas, e a reduzir a utilização do carro particular em pequenas deslocações.

“A sua execução tem um elevado potencial de reduzir o número de automóveis em circulação, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa associados, ao mesmo tempo que contribui, substancialmente, para o objectivo mitigação das alterações climáticas", reforçando a rede de transporte público na vila, criando condições de mobilidade mais resilientes e menos vulneráveis, designadamente quanto a fenómenos meteorológicos extremos e a disrupções nas cadeias de abastecimento em resultado dos efeitos das alterações climáticas”, refere-se na candidatura da câmara a financiamentos comunitários.

De acordo com a memória descritiva, está prevista a construção de um edifício de quatro pisos, com aberturas em vidro que permitirão, ao utilizador, apreciar a paisagem, e a aposta num jogo de luzes que remeterão para a imagem de um farol, à noite.

Do edifício, que ligará o futuro terminal rodoviário à Pederneira, sairá o mecanismo por cabo, com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar até 300 pessoas por hora, em cada sentido.

A assinatura do contrato seguiu-se à aprovação, por unanimidade, da minuta do protocolo do contrato de financiamento, em reunião de câmara extraordinária, realizada, ontem, durante a manhã.