Viver

Nazaré promove concurso do avental típico

1 set 2023 09:00

Iniciativa terá lugar dia 23 de Setembro, junto ao Centro Cultural da Nazaré

nazare-promove-concurso-do-avental-tipico
Avental típico da Nazaré
CMN

A Câmara Municipal vai realizar o concurso do avental típico da Nazaré no dia 23 de Setembro, às 16 horas, em frente ao Centro Cultural da Nazaré.

Segundo a autarquia, o anúncio dos três primeiros classificados a concurso, de cada escalão (Escalão A até aos 17 anos; Escalão B a partir dos 18 anos), será feito após um desfile de participantes.

Refere ainda que a concurso devem ser apresentados aventais com as características tradicionais de festa, curto ou comprido.

"Inicialmente, o traje era mais comprido, incluindo o avental. Sendo um 'traje vivo', foi-se adaptando e ficando mais curto, preservando, no entanto, as cores e desenhos", recorda o município.

"As inscrições para participar nesta iniciativa estarão abertas até ao próximo dia 17 de Setembro, e devem ser feitas no Centro Cultural da Nazaré (edifício da antiga Lota), através do preenchimento de formulário próprio", prossegue o município.

A iniciativa da Câmara da Nazaré tem, entre os seus objectivos, "criar oportunidades de mostrar o traje tradicional; incentivar o gosto pelas tradições; e divulgar a Nazaré, o seu traje, a cultura e a tradição".

“A Câmara Municipal não quer deixar morrer estas manifestações culturais, pois as mulheres nazarenas ainda hoje usam o avental, principalmente em dias de festa, tais como o Carnaval e a Páscoa, tornando a Nazaré mais colorida, quando envergam o seu trajo completo, que é riquíssimo”, refere o regulamento.

Todos os concorrentes receberão diplomas de participação, estando destinado aos três primeiros classificados de cada escalão prémios adquiridos no comércio local.