Sociedade

Nazaré: Cardeal-Patriarca de Lisboa visita Igreja de São Gião

23 abr 2021 15:05

Obras de recuperação do Monumento de Interesse Nacional têm a empreitada quase finalizada

nazare-cardeal-patriarca-de-lisboa-visita-igreja-de-sao-giao
D. Manuel Clemente visitou empreitada a título informal
CMN

D. Manuel Clemente, efectuou esta quinta-feira uma visita informal à Igreja de São Gião, em Famalicão, concelho da Nazaré.

O edifício tem estado em obras de recuperação, encontrando-se a empreitada quase finalizada.

Após uma reunião da Vigararia Alcobaça-Nazaré, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, que mantém “uma ligação forte à freguesia”, deslocou-se a “um dos mais antigos templos cristãos do território português”.

“Felizmente, manteve o essencial da construção. É um local que, do ponto de vista histórico, patrimonial e religioso, para a população de Famalicão tem todo um significado. Só posso estar muito feliz com a recuperação de um lugar tão importante para a memória da zona e do país inteiro”, disse D. Manuel Clemente, segundo comunicado da autarquia.

A cronologia do monumento não é consensual. Uma primeira versão defende que remonta à época visigótica, pertencente ao século VII, mas uma segunda versão, considerada a mais consensual, que pertence à época asturiana referente ao século X.

A Igreja, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão, é património classificado como Monumento de Interesse Nacional.

Insere-se numa exploração agrícola, adossado a outro edifício mais recente, a cerca de 600 metros do mar, numa língua de terra arável, entre o areal e uma encosta rochosa.

Ao longo dos últimos meses, e após diligências junto da tutela para travar a elevada degradação das infraestruturas metálicas que colocavam o monumento a salvo de condições climáticas adversas, foram sendo desenvolvidos os trabalhos com vista à preservação da igreja.

A obra será alvo de uma cerimónia religiosa de inauguração e de bênção, em data a anunciar.