Desporto

Nazaré apresenta-se “fora de escala” e oferece condições “jamais vistas”

29 out 2020 07:30

Época de ondas grandes começa com condições dignas de recorde mundial

nazare-apresenta-se-fora-de-escala-e-oferece-condicoes-jamais-vistas
As vagas gigantescas estão de volta à Praia do Norte .Ontem foi bom, esta manhã deverá ser ainda melhor
Praia do Norte

Na Nazaré não se falava de outra coisa. “Mano, quarta e quinta-feira o mar vai estar do caraças”, dizem uns para os outros, mal acreditando no que aí vem.

É verdade. Segundo as previsões, e estes rapazes seguem a evolução do estado do tempo ao segundo, estamos perante as “melhores condições” jamais registadas para a prática de surf de ondas grandes na Praia do Norte. Os recordes mundiais estão em risco, garantem-nos.

Ainda por cima, os especialistas do weather forecast anunciam “vento perfeito” para a manhã desta quinta-feira, dando sequência à já de si muito positiva tarde de ontem, quarta-feira.

"Toda a gente quer o mesmo. A Nazaré já foi descoberta, já não há ingenuidade. Todos procuram algo excepcional e desta vez está fora de escala”

Nuno Santos

O período entre as ondas também vai ser considerável, o que tornará as vagas ainda mais potentes. “Vai ser diferente do que já se viu”, garantem. Por isso, no meio, está tudo em pulgas. Os atletas não conseguem esconder o entusiasmo e preparam tudo ao pormenor para que nada falhe.

Mas, curiosamente, há muito tempo que não estava tão pouca gente na Nazaré para usufruir das bombas largadas pelo canhão. Na segunda-feira, apenas “três ou quatro” equipas aproveitaram o primeiro grande dia da temporada, com ondas de 15 metros.

Estava Justine Dupont, estava Sebastian Steudner, estava Nic von Rupp, estava a cada vez mais nazarena Maya Gabeira e estava a equipa de Toby Cunningham, Glyn Ovens e Nuno Santos, o homem do violino e o único surfista local que enfrenta as grandes ondas da Praia do Norte.

Nuno está entusiasmado com o prognóstico, mas sabe que é só um prognóstico. “As previsões são maiores do que normalmente. Não é algo normal, só no Inverno. São duas baixas pressões que se juntaram, uma das Caraíbas e outra vinda do Mar do Norte. Vem aí mar que parece violento, realmente como nunca vi”, sublinha o surfista de Vestiaria, con

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ