Sociedade

Natural de Ourém, Rui Valério é o novo patriarca de Lisboa

10 ago 2023 11:15

Nomeação acaba de ser anunciada pelo Vaticano. O até agora bispo das Forças Armadas e de Segurança vai substituir D. Manuel Clemente. [em actualização]

natural-de-ourem-rui-valerio-e-o-novo-patriarca-de-lisboa
Rui Valério tem 58 anos e irá substituir D. Manuel Clemente
Maria Anabela Silva

O Vaticano acaba de anunciar a nomeação de D. Rui Valério, natural de Urqueira, Ourém, como novo patriarca de Lisboa. O até agora bispo das Forças Armadas e de Segurança vai substituir D. Manuel Clemente, que pediu a demissão ao cargo por ter atingido os 75 anos.

D. Rui Valério nasceu, há 58 anos, em Amieia, freguesia de Urqueira, onde viveu até entrar para o Seminário dos Monfortinos, com dez anos. Em entrevista concedida ao JORNAL DE LEIRIA, em dezembro de 2019, gravada a infância, com “particular felicidade” pelo “sentido de liberdade” proporcionada pelo contato com a natureza, e a primeira catequese, recebida “através da prática vivida em família”, mas também dos relatos da avó em torno dos acontecimentos de Fátima de 1917. “Ela testemunhou Aparição de 13 de outubro de 1917 e foi ela que, recebeu, me transmitiu os meandros do catecismo”, contorno.

Foi em Fátima que o agora patriarca de Lisboa fez a sua formação como seminarista, na congregação dos Monfortinos, ao mesmo tempo que era aluno Centro de Estudos de Fátima, onde fez os estudos do 5.º ao 12.º anos.

Com 20 anos, ingressou no noviciato em Santeramo-in-Colle, Itália. A ordenação sacerdotal teve lugar em 1991, na Cova da Iria, numa cerimónia presidida pelo então bispo de Leiria-Fátima, D. Alberto Cosme do Amaral.

A par dos estudos teológicos, na Universidade Gregoriana, em Roma, fez também formação em filosofia, na Universidade Lateranense. Enquanto sacerdote, serviu nas paróquias de Castro Verde (Diocese de Beja) e da Póvoa de Santo Adrião (Diocese de Lisboa), onde foi quando, em 2018, foi baptizado pelo Papa Francisco bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Uma nomeação que, confessou na altura, o apanhou de surpresa, apesar de antes já ter exercido funções de capelão do Hospital da Marinha (1992-1993) e na Escola Naval (de 2008 a 2011). O Patriarcado de Lisboa é o próximo passo, com a tomada de posse a acontecer no dia 2 de Setembro.

Em comunicado, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) felicita-se com a nomeação e saudação D. Rui Valério como Patriarca de Lisboa, "diocese que acaba de viver um dos momentos mais altos da sua história com a realização da Jornada Mundial da Juventude presidida pelo Papa Francisco".

"Que D. Rui Valério seja encorajado pela força do Espírito no serviço pastoral a que é chamado como pastor no Patriarcado de Lisboa e que os dinamismo pastorais e espirituais celebrados na JMJ continuem presentes na renovação da Igreja em Lisboa, para que seja cada vez mais sinodal, missionária, evangelizadora e acolhedora de todos", pode ler-se na nota da CEP.

Até à tomada de posse canónica do novo patriarca, D. Manuel Clemente que será administrador apostólico do Patriarcado, explica o comunicado da CEP, onde este organismo magno do episcopado português manifesta "todo o seu agradecimento" ao cardeal "pelo contributo notável que teve ao longo destes anos ao serviço do Patriarcado de Lisboa e da Igreja em Portugal".

[Notícia atualizada às 11:30 horas, com o comentário da Conferência Episcopal Portuguesa sobre esta nomeação]