Economia

Nascimento de novas empresas no distrito de Leiria recuou 20% no ano passado

15 jan 2021 18:19

Dados da Informa D&B para o distrito de Leiria dão conta que os novos processos de insolvência também diminuíram: 4,8% em 2020

nascimento-de-novas-empresas-no-distrito-de-leiria-recuou-20percent-no-ano-passado
Sector do alojamento e restauração foi dos que viram nascer menos novas empresas
DR

Depois de uma “forte evolução nos últimos anos e um recorde em 2019”, a constituição de novas empresas caiu em 2020 para as 37.558 entidades, uma redução de 24% face ao ano anterior e que corresponde a um valor semelhante ao que se registou em 2016, de acordo com o último barómetro da consultora Informa D&B.

O distrito de Leiria registou um desempenho semelhante. Durante 2020, foram criadas 1.419 novas empresas, menos 20% do que em 2019, quando surgiram 1.777, revelam os dados facultados ao JORNAL DE LEIRIA.

“Com uma descida logo nos dois primeiros meses (menos 17%), o nascimento de novas empresas ao longo do ano decorreu ao ritmo da pandemia e das consequentes restrições. Durante o confinamento de Março e Abril, o nascimento de empresas registou uma quebra acentuada (menos 44% e menos 70% respectivamente)”, lê-se no estudo.

“Com o alívio progressivo das medidas de contenção e com a reabertura da economia, este registo aumentou relativamente aos meses anteriores e em Agosto e Setembro este indicador já apresentou valores acima de 2019. No entanto, no último trimestre as constituições recuaram novamente face ao período homólogo (menos 19%)”.

A nível nacional, os sectores do alojamento e restauração, transportes e serviços gerais foram os que registaram maiores recuos percentuais em novas empresas face a 2019. O retalho passou a ser o terceiro maior sector em número de constituições, graças às empresas de retalho online, onde as novas empresas subiram 46% em relação a 2019, exp

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ