Viver

“Na Terra dos Sonhos” é novo ponto de interesse do Miradouro das Fragas de São Simão

14 mar 2022 14:40

Peça surge no âmbito do projecto "Territórios de Pedra"

na-terra-dos-sonhos-e-novo-ponto-de-interesse-do-miradouro-das-fragas-de-sao-simao
.
CM Figueiró dos Vinhos

Intitulada "Na Terra dos Sonhos", uma nova peça de arte pública contempla as Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos. 

A estátua em pedra, da autoria da escultora Joana Alves, foi colocada num dos miradouros do passadiço e integra do percurso entre o Miradouro das Fragas de São Simão e a Praia Fluvial.

A peça surgiu no âmbito do projecto "Territórios de Pedra", "rede de cooperação cultural entre os Municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, que visa a valorização da pedra, produto endógeno da região, e as tradições oficinais a ela associadas".

A iniciativa visa criar uma Rota de Escultura Contemporânea, tendo realizado um convite internacional à apresentação de propostas em 2021, onde foram seleccionadas oito obras de artistas emergentes, que estão, agora, a ser distribuídas pelo território dos três municípios parceiros, valorizando áreas de baixa densidade, prioritárias de intervenção/valorização de acordo com a estratégia territorial local e que se incluam em potencial percurso paisagístico intermunicipal.

“Na terra dos sonhos”, segundo a autora, apresenta-se como "uma escultura figurativa de uma simples criança que contempla a sua terra. A execução da obra pretende demonstrar um misto de optimismo, inocência, honestidade e profunda ligação à terra, convidando o visitante a passear ao ar livre, a ficar mais perto da natureza, a contemplar os horizontes em torno dela e a maravilhar-se com os horizontes, as texturas, as cores, a beleza da vida rural na terra dos sonhos".

O resultado é o forjar de uma identidade territorial, "salientando o forte espírito naturalista da região, valorizando o passado e potenciando o contemporâneo. Uma obra de arte colocada num local incomum, em comunhão com a natureza e ao alcance de todos, deixando para as gerações vindouras um registo do património arquitectónico, natural e paisagístico".