Viver

Musicalmente de Paulo Lameiro chega ao concerto 1.500 para bebés

12 abr 2023 20:00

Um programa dedicado ao fado, a ser apresentado em Sintra, é o 1.500.º concerto para bebés da companhia de Leiria

musicalmente-de-paulo-lameiro-chega-ao-concerto-1500-para-bebes
Em 2023, a Musicalmente assinala 25 anos desde o primeiro concerto para bebés
DR

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, acolhe no próximo domingo, 16 de Abril, Dia Mundial da Voz, o 1.500.º concerto para bebés apresentado por Paulo Lameiro e pela companhia Musicalmente, de Leiria.

Com início às 11:30 horas, “Fados Futuros, Guitarras Dolentes” terá como solistas convidados Ricardo Parreira (guitarra portuguesa) e Vânia Conde (voz), que acompanham artistas da Musicalmente: Alberto Roque (saxofone barítono e ocarina), José Lopes (saxofone alto, soprano e cavaquinho), Pedro Santos (acordeão), Inesa Markava (voz e movimento), Isabel Catarino (voz) e Paulo Lameiro (voz e direcção).

Os concertos para bebés da Musicalmente começaram em 1998 e em 2023 assinalam-se 25 anos desde a estreia de um projecto que, segundo a companhia de Leiria, “ainda hoje marca o panorama nacional e europeu de programação musical para bebés”.

No momento em que se realizar o concerto n.º 1.500 o projecto terá chegado a 396.420 pessoas, 99.540 das quais bebés” e “terá pisado 100 salas, 52 das quais internacionais”, lê-se na nota de divulgação.

A Musicalmente e Paulo Lameiro já apresentaram os concertos para bebés da China ao Brasil e em alguns dos mais prestigiados palcos e festivais europeus: Palau da Música Catalana em Barcelona, Philharmonie do Luxemburgo, Kulturhuset em Estocolmo, Kursal em Donostia, Teatro Nacional da Croácia em Sibenik, Festival La STrada na Áustria, Belfast Children's Festival, Temporada Alta em Girona, FIT BH em Belo Horizonte, Chantiers de Europe em Paris, Boing em Kent ou Laus Polyphoniae em Antuérpia.

Actualmente, com novos programas a cada mês, e ainda com a maioria dos elementos da equipa fundadora, faz-se acompanhar por “alguns dos melhores intérpretes nacionais da música clássica ao jazz, da música antiga à electrónica e world”.

Após 25 anos, e segundo o comunicado enviado à imprensa, a companhia de Leiria continua “a esgotar semanalmente” as salas onde é residente em Portugal: Teatro Miguel Franco em Leiria, Convento de São Francisco em Coimbra, Teatro Stephens na Marinha Grande, Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra e Cine-Teatro Louletano em Loulé.

Em Novembro, data do aniversário, a Musicalmente irá realizar em Leiria um festival com companhias artísticas internacionais dedicadas à primeira infância.