Viver

Música e dança: o ano lectivo do Orfeão de Leiria à Beira Rio

16 jun 2017 00:00

Mais de 400 alunos apresentaram o trabalho desenvolvido ao longo de nove meses.

musica-e-danca-o-ano-lectivo-do-orfeao-de-leiria-a-beira-rio-6620

Foram mais de 400 alunos das escolas de dança e música do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes que, durante dois dias, apresentaram em público o trabalho desenvolvido ao longo do último ano lectivo. “Foi uma maratona de música e dança”, afirma Acácio Sousa, presidente da direcção do Orfeão de Leiria.

O Festival Beira Rio decorreu no fim-desemana, 10 e 11 de Junho, e esteve integrado no 35.º Festival de Música de Leiria, que se prolonga até 2 de Julho. Acácio Sousa salienta o “entusiasmo” dos jovens durante aqueles dias. “No sábado, alguns alunos ficaram a tocar espontaneamente até depois da uma hora da madrugada”, conta o presidente da direcção.

Além dos estudantes, participaram também no Festival Beira Rio o Coro do Orfeão de Leiria e o Conservatório Sénior. “Foi uma festa da escola mas aberta a todas as valências da casa.”

Há três anos que os alunos do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes apresentam, no final do ano lectivo, o trabalho desenvolvido ao longo daqueles nove meses. Este ano foi a primeira vez que o evento decorreu à beira rio.

No primeiro ano foi realizado no Teatro José Lúcio da Silva e nos dois anos seguintes o palco deste espectáculo foi o Castelo de Leiria. “A logística de transportar tudo para o Castelo é complicada. Sugerimos à Câmara Municipal a mesma festa, mas à beira rio”, disse o director daquela instituição, acrescentando que foi possível assim “animar uma zona muito bonita” da cidade. “Sou defensor de que a música e a dança têm de ir para a rua.”

Um dos objectivos, adianta o responsável, é que a arte possa estar mais próxima da comunidade. Apesar de reconhecer que “nem toda a gente tem de gostar de tudo”, Acácio Sousa salienta que as pessoas “estão muito receptivas às coisas de qualidade” e que são “sensíveis à arte e à cultura”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.