Viver

Museus da Batalha e de Fátima distinguidos com os Prémios APOM

26 mai 2023 18:43

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu do Santuário de Fátima foram premiados pela Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia decorrida hoje, no Museu do Ar

Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
Ricardo Graça/Arquivo
Museu do Santuário de Fátima
Museu do Santuário de Fátima

Distinguir as instituições museológicas, os seus profissionais e todos os que, de alguma forma, entraram para a cultura em Portugal, é o desígnio dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que hoje reconheceram e distinguiram dois museus da região, numa cerimónia realizada no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro.

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) foi distinguido nas categorias “Actividade Escolar” e “Edições”, ao passo que o Museu do Santuário de Fátima foi premiado também na categoria “Edições”. 

Na categoria “Atividade Escolar”, que reconhece as atividades organizadas por instituições de ensino, durante o ano lectivo, em articulação com instituições museológicas, confiante para o conhecimento dessas instituições, dos seus valores culturais e patrimoniais, o MCCB foi premiado pelo projeto “O Património e a Biodiversidade na Batalha em torno do Rio Lena – Conhecer para proteger”.

O projecto educativo consiste num programa vocacionado para a promoção do conhecimento, a preservação e a divulgação do património cultural e ambiental concelhio, com especial incidência para o Rio Lena. Lançado em 2022, o projeto é desenvolvido pelo MCCB, Município da Batalha e AEB - Agrupamento de Escolas da Batalha.

Após a distinção, o representante do MCCB presente na cerimónia afirmou que “este reconhecimento só traz mais responsabilidade e vontade de continuar a trabalhar dentro dos nossos agrupamentos”. “Só é possível porque existe uma relação de 'ganho-ganho' quer com o museu, quer com o município, e porque o Agrupamento de Escolas da Batalha tem professores fantásticos e alunos fantásticos, que saem da caixa e aceitam os desafios que lhes são lançados.”

Já na categoria “Edições”, que se destina a premiar trabalho autoral e conceitual desenvolvido por um profissional, ou equipa da museologia, que resulta num projeto editorial com características inovadoras e originais no âmbito da atuação dos museus/instituições culturais, o MCCB foi premiado pelo livro “Saltos no Tempo – Uma visita especial ao MCCB”.

Em reação à distinção, Mónica Cardoso, vereadora da Câmara da Batalha, referiu ser “uma honra para o município ver mais uma vez ser atribuída uma distinção ao museu. Uma distinção que traduz um trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da inclusão desde o seu nascimento, em 2011. Pretende-se com o livro promover a inclusão e o acesso à informação a todos, nomeadamente crianças e jovens invisuais, com dificuldades de aprendizagem, e crianças que ainda não sabem ler ou de outras nacionalidades.”

Também na categoria “Edições”, o Museu do Santuário de Fátima foi premiado pela edição do livro “Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima: as joias e a bala”. “Este livro é já o quinto de uma colecção que está no número seis e que tentamos levar a cabo para dar a conhecer o património do museu”, explicou o representante do Museu do Santuário de Fátima na cerimónia, agradecendo a distinção.

Na categoria trabalho Jornalístico/media, Gonçalo Cardoso foi um dos cinco distinguido. Numa publicação na sua página de facebook, o museólogo, que foi durante anos director do Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, explica que o programa “Museus e Companhia” surge de um desafio que lhe foi feito pela diretora da Rádio ABC Portugal, Paula Melo, e com quem partilha o prémio. No ar desde o início do ano passado, o programa emite, em directo, no terceiro sábado de cada mês às 18 horas, com repetição na segunda-feira seguinte às 13 horas ou através da página de internet da ABC Portugal, podendo também aceder ali a todos os programas emitidos.

 

[Notícia actualizada às 10:15 horas de 27 de Maio, com informação relativa à distinção de Gonçalo Cardoso pelo programa de rádio Museus e Companhia]