Viver

Museu do Vinho inaugura espaços remodelados em Maio

18 abr 2021 15:30

Depois de um interregno de quase três meses, devido à pandemia, o Museu do Vinho de Alcobaça reabriu na semana passada e prepara, para o próximo mês, várias novidades. Entre elas está a inauguração de espaços remodelados, prevista para 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus.

museu-do-vinho-inaugura-espacos-remodelados-em-maio
Museu do Vinho, em Alcobaça
DR
Daniela Franco Sousa

A requalificação do Museu de Vinho, que arrancou em Maio do ano passado, está a incidir sobretudo no edifício da Destilaria e na Adega dos Balseiros, um investimento de cerca de 460 mil euros, que a Câmara Municipal de Alcobaça realiza no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com financiamento comunitário.

De acordo com o Município, o edifício composto pela Destilaria e Armazém das Aguardentes beneficiará de uma intervenção mais profunda, que passará pela ligação entre os dois espaços criando um mesmo complexo museológico. Quanto à Adega dos Balseiros, recebe obras para garantir uma melhoria estrutural do edifício, nomeadamente a cobertura, fachada e acessos.

A Adega mantém essencialmente a mesma configuração, mas beneficiará de uma renovada capacidade de acolhimento de eventos e exposições, que são, de resto, uma das principais utilizações daquele espaço.

De acordo com Alberto Guerreiro, museólogo do Município, além das obras, a novidade está também na programação projectada para o edifício da Destilaria. “Além da programação mais tradicional do Museu do Vinho, pretende-se que o edifício da Destilaria passe a acolher programação alternativa, desde performances, lançamentos de livros a exposições temporárias.

O escultor Thierry Ferreira, de Alcobaça, será o primei

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ