Viver

Museu de Arte Popular de Pombal promove arte do bracejo

9 jul 2021 11:34

Acção no âmbito da Rede Cultura 2027

museu-de-arte-popular-de-pombal-promove-arte-do-bracejo
Técnica do Bracejo
DR

O Museu de Arte Popular Portuguesa, de Pombal, levou, no âmbito projecto Museu na Aldeia, à localidade da Folgarosa, no concelho de Torres Vedras, a carpete produzida através da arte de tecer o bracejo, fibra vegetal abundante na localidade da Ilha, no oeste do município de Pombal.

A exposição estará patente ao público até 2 de Setembro. Incorporada no espólio do Museu de Arte Popular em 2011, a carpete resulta da acção “Tradições da nossa terra na arte do saber fazer”, dinamizada no decorrer da XVII Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal, pelos serviços educativos do Museu com o auxílio das artesãs da Cooperativa Cestinhos da Ilha.

A carpete resulta de um desafio dirigido a toda a comunidade, no qual colaboraram 278 participantes para criar a obra.

"Esta é uma obra que evidencia o saber-fazer artesanal mais caraterístico do concelho de Pombal e representa as gentes da terra pela matéria-prima utilizada, bastante abundante na região, assim como através da criatividade e imaginação, que caraterizam as Capacheiras da Ilha", refere uam nota de imprensa enviada à Redacção do JORNAL DE LEIRIA.


O Museu na Aldeia é um projecto de intervenção artística e social, no âmbito da Rede Cultura 2027, que interliga museus e comunidades por meio das artes, coordenado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP).

É essencialmente dirigido à população idosa de 13 aldeias, envolvendo 13 museus do território dos 26 municípios associados da Rede Cultura 2027.

A acção é dinamizada pelo Museu de Arte Popular Portuguesa e foi o ponto de partida para o desenvolvimento das etapas seguintes da iniciativa, onde os idosos serão convidados a discutir, reflectir e reinterpretar as peças apresentadas em suas aldeias, dando origem a uma nova criação artística, que, em Janeiro de 2022, será apresentada no Museu de Arte Popular Portuguesa.