Sociedade

Municípios da região distribuem 1.515 tablets por turmas do pré-escolar e primeiro ciclo

21 mai 2020 14:22

Investimento de 248 mil euros no âmbito da CIMRL, comunidade da Região de Leiria constituída por 10 concelhos

municipios-da-regiao-distribuem-1515-tablets-por-turmas-do-pre-escolar-e-primeiro-ciclo
Objectivo é mitigar as assimetrias no ensino à distância
DR

Os 1515 tablets adquiridos pela comunidade de municípios CIMRL para colmatar carências identificadas em alguns agrupamentos de escolas da região já estão a ser distribuídos e incluem carrinhos para armazenamento, plataforma integradora e conteúdos digitais.

O público-alvo são alunos e professores do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, abrangidos pelo projecto PICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria, que continuam em ensino à distância, com os estabelecimentos encerrados por força da Covid-19.

A aquisição destes equipamentos portáteis representa um investimento de 248 mil euros, aprovado no âmbito da candidatura da CIMRL Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria 2017/2020, com apoio da União Europeia e do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020.

A CIMRL, em parceria com os 10 municípios associados (Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leira, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós), pretende desta forma promover a igualdade de oportunidades a uma educação de boa qualidade, através de ferramentas de acesso às aulas e aos conteúdos digitais adequados às faixas etárias do projecto, para além de uma componente lúdico-pedagógica, com desafios que as crianças e alunos são convidados a fazer”, refere o comunicado enviado às redacções.

Os tablets possuem ainda uma plataforma integradora Educa PICIE Região Leiria, através da qual é possível a partilha de materiais, de vídeo aulas entre outras, que tem como missão reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover o sucesso escolar”, lê-se no documento.

Para o início do próximo ano lectivo “estão previstas várias acções de capacitação de professores sobre as funcionalidades dos tablets e desta plataforma”, acrescenta a CIMRL, “tendo como principal objectivo poderem usufruir de todo o potencial destes recursos”.