Sociedade

Município expectante com criação de cluster ligado às energias renováveis em Leiria

16 set 2022 14:05

Utilização dos efluentes agropecuários como matéria-prima para a produção de biometano

municipio-expectante-com-criacao-de-cluster-ligado-as-energias-renovaveis-em-leiria
Gonçalo Lopes abriu a sessão do I Seminário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
CML
 
Gonçalo Lopes destacou hoje que o Município de Leiria deposita grandes expectativas na criação de um cluster ligado às energias renováveis em Leiria, passando pela aposta no hidrogénio e na utilização dos efluentes agropecuários como matéria-prima para a produção de biometano, um projecto que terá um grande impacto na resolução do problema relacionado com os efluentes agropecuários.
As declarações do presidente da Câmara de Leiria foram proferidas na sessão de abertura do I Seminário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que decorre até amanhã em Monte Real e que contou com a presença do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira.
 
Para Gonçalo Lopes, o nível de qualidade ambiental dos territórios constitui, nos tempos actuais, um dos factores com maior peso na percepção de qualidade vida por parte da população, refere uma nota da autarquia.
O autarca citou ainda um estudo segundo o qual cerca de 65% da população do concelho considera que a sua qualidade de vida é afectada por problemas ambientais, apontando a poluição da bacia hidrográfica do rio Lis, em resultado das descargas continuadas de efluentes domésticos, pecuários e industriais, e as práticas agrícolas inadequadas, como o maior problema ambiental em Leiria.
 
Por seu lado, o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, referiu que existe um risco de segurança decorrente das dependências energéticas e das alterações climáticas, defendendo a urgência de alteração dos modelos de dependência energética que se têm mostrado instáveis e apostar na diversificação das fontes de energia e num caminho para a sustentabilidade ambiental, lê-se ainda na página do Município.
 
No primeiro dia do seminário estão em debate as Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, a Defesa no caminho para a sustentabilidade e a Transição Energética Recuperação de Ecossistemas (Biodiversidade).
Amanhã serão abordados temas como a Água e Oceano e Economia Circular e Oportunidades de Financiamento.
 
Mais informação consulte o programa