Sociedade

Município de Porto de Mós atribui 91 bolsas de estudo a alunos do ensino superior

20 jan 2026 09:59

Desde que a medida foi implementada, em 2018, o município já atribuiu 566 bolsas, totalizando cerca de 310 mil euros

municipio-de-porto-de-mos-atribui-91-bolsas-de-estudo-a-alunos-do-ensino-superior

O Município de Porto de Mós aprovou, na última reunião de executivo, a atribuição de 91 bolsas de estudo para alunos do concelho que estão a frequentar o ensino superior, que totalizam 74.500 euros. Trata-se do valor mais elevado desde a entrada em vigor deste apoio, em 2018, o que, segundo o presidente da câmara, Jorge Vala, se justifica pelo aumento do número de beneficiários e dos apoios atribuídos, já que este ano lectivo, houve um acrescimento dos montantes.

As bolsas mais baixas passaram de 250 euros para 500 euros, as seguintes de 500 para 750 euros e de 750 para 1.000 euros, enquanto as mais elevadas subiram de 1.250 para 1.500 euros. “É um aumento muito significativo”, afirma o autarca, salientando que as bolsas do município “são cumulativas com outros apoios” recebidos pelos alunos

Segundo o autarca, o aumento do número de beneficiários deve-se à alteração da fórmula de cálculo que, para efeitos de rendimento per capita, passou também a considerar as despesas com o alojamentos dos estudantes, e ao alargamento da bolsa a alunos que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais (TeSP). O município já atribuiu 566 bolsas, totalizando cerca de 310 mil euros.