Sociedade

Município de Pombal adjudica obras no valor de 1,2 milhões de euros

12 fev 2024 16:46

Intervenções realizam-se nas freguesias de Abiul, Carnide e Pombal.

municipio-de-pombal-adjudica-obras-no-valor-de-12-milhoes-de-euros

A Câmara de Pombal adjudicou, na última reunião de executivo, várias empreitadas num investimento total de 1,2 milhões de euros.

Numa nota de imprensa, a autarquia anunciou que uma das empreitadas visa a requalificação da Rua dos Muros, em Abiul, nomeadamente na ligação entre o parque desportivo e a zona industrial, e os principais equipamentos da freguesia, designadamente Junta de Freguesia, Centro de Saúde, Centro Escolar e Praça de Touros.

O projecto permitirá o acesso pedonal ao centro cívico de Abiul, bem como a incorporação de uma bolsa de estacionamento de apoio, sobretudo ao parque desportivo e zona industrial.

A obra foi adjudicada pelo valor de 465.175,79 euros, acrescido do IVA, tendo um prazo de execução de 210 dias, após a respectiva consignação.

A autarquia prevê investir ainda 317.834,92 euros, acrescido de IVA, na beneficiação de arruamentos na freguesia de Carnide, com uma extensão total de 6.147 metros, contemplando a requalificação da Rua dos Picotos e Rua da Areia Gorda, bem como de alguns pequenos arruamentos nas imediações.

Esta obra tem previsto um prazo de execução de 120 dias.

A intervenção prevê alargamentos e a melhoria das condições nos pavimentos e de segurança rodoviária com soluções pontuais, nomeadamente através da implementação de sinalização vertical e horizontal, refere o comunicado.

Foi também adjudicada uma obra no valor de 294.762,28 euros, acrescido do IVA, relativa à requalificação de rede viária na freguesia de Abiul, nomeadamente do CM 1064 e arruamentos diversos em Amieira, Vale da Figueira, Lagoa de Santa Catarina, Azenha, Casais Novos e Loureira. Uma intervenção em cerca de 5,968 metros de arruamentos com aplicação de cerca de 28.000 m2 de pavimento betuminoso.

As obras de requalificação urbanística de uma zona junto ao Jardim das Oliveiras da Urbanização Nossa Senhora de Belém, na freguesia de Pombal, tem estimado um valor de 111,883,36 euros, acrescido de IVA.

A intervenção prevê, essencialmente, a construção de uma zona de estacionamento e de passeios pedonais, sistema de drenagem pluvial, colocação de sinalização vertical e horizontal, criação de zona relvada e a melhoria da iluminação pública.