Sociedade

Município de Óbidos promove saúde mental com consultas gratuitas à população

21 mai 2022 09:03

O serviço disponibiliza gratuitamente consultas de psicologia clínica

municipio-de-obidos-promove-saude-mental-com-consultas-gratuitas-a-populacao
Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Óbidos está a disponibilizar consultas de acompanhamento psicológico e de apoio ao luto a toda a população, no âmbito de um conjunto de medidas de promoção da saúde mental e qualidade de vida no concelho.

A aposta em medidas para o bem-estar psicológico e a melhoria da qualidade de vida da população decorre, segundo a Câmara, “da crescente preocupação” em torno das questões relacionadas com a saúde mental, “agudizadas pela pandemia [de covid-19] que acabou por expor as grandes lacunas nesta área”.

“Já prestávamos apoio, mas, face à grande procura, o executivo entendeu promover consultas diárias”, disse à agência Lusa a vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-Estar na Câmara de Óbidos, Margarida Reis.

O serviço de psicologia “pretende prestar cuidados de saúde nesta área a todos os utentes com indicação para o efeito”, sendo que, segundo a vereadora, “essa indicação pode ser via Serviço Nacional de Saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social, escolas ou mesmo por iniciativa das próprias pessoas, sempre que sintam necessidade de apoio”.

O serviço disponibiliza gratuitamente consultas de psicologia clínica para dar resposta ao “grande desgaste psicológico e emocional” daqueles que enfrentam “situações de vida mais exigentes e stressantes”, segundo uma nota de imprensa da autarquia.

São ainda disponibilizadas consultas de apoio ao processo de luto e consultas de psicologia para grávidas e "recém-mamãs", já que “uma das preocupações do município é o incentivo à natalidade”, lê-se na nota.

De acordo com o município, existe também uma consulta de aconselhamento familiar em situação de crise, vocacionada para responder a “fases de desenvolvimento que implicam a existência de crises esperadas [como a entrada dos filhos na escola, a adolescência ou o envelhecimento] e a crises inesperadas”, como doenças ou desemprego, entre outras situações.

A Câmara disponibiliza igualmente o acesso gratuito a consultas de psicologia clínica para “todos os funcionários, mesmo que não sejam residentes no concelho”, salientou a vereadora, acrescentando que está também a ser ministrada formação na área da psicologia a diversos serviços do município, entre os quais os centros de dia e de convívio do “Programa Melhor Idade”, com objetivo de “qualificar as animadoras para uma resposta cada vez mais qualificada”.

Outra das medidas implementada é a realização de rastreios de saúde mental “de forma individual e personalizada, tendo como objetivos detetar sintomas de ansiedade e depressão, ajudar a dar o primeiro passo para o tratamento e facultar a recolha de dados para futuros trabalhos de investigação”.

Estas medidas inserem-se no projeto Óbidos + Saúde, iniciado em abril, e que engloba também iniciativas no âmbito da promoção da nutrição equilibrada e do combate ao isolamento social da população idosa.

De entre as iniciativas desenvolvidas, a Câmara destaca a denominada “Polvinhos do Afeto”, que junta os idosos “a tricotar polvinhos e a debater um tema que é lançado no início de cada sessão”.

Os polvinhos tricotados destinam-se aos recém-nascidos, prematuros, da unidade de Neonatologia do Hospital de Santa Maria.