Sociedade

Município de Leiria oferece máscaras e viseiras à população e ao comércio

24 abr 2020 20:38

Material de protecção estará disponível para levantamento a partir de 4 de Maio. Para ter acesso, é preciso fazer inscrição em plataforma online ou presencialmente nas Juntas de Freguesia e no Mercado de Sant’Ana

municipio-de-leiria-oferece-mascaras-e-viseiras-a-populacao-e-ao-comercio
Cada habitante terá direito a kit com máscara e viseira
Ricardo Graça

O Município de Leiria vai lançar duas campanhas de distribuição de material de proteção dirigidas ao comércio e à população, “de forma a garantir o gradual regresso, em segurança, da sociedade à actividade normal”, explica em nota à imprensa.

Com o lema #LeiriaProtege, a campanha dirigida à população vai proporcionar o acesso gratuito a um kit com uma máscara e uma viseira de protecção por pessoa do concelho de Leiria.

Para ter acesso a este equipamento é necessário efectuar inscrição na plataforma https://leiriamarket.pt, no separador Leiria Protege, onde é disponibilizado um formulário com indicação do número de elementos do agregado familiar.

Após o preenchimento, o levantamento pode ser efectuado no local seleccionado, mediante apresentação do cartão de cidadão, a partir do dia 4 de Maio.

O preenchimento do formulário pode também ser efectuado directamente nas Juntas de Freguesia do concelho e no Mercado de Sant’Ana, explica a Câmara.

Relativamente à campanha destinada ao comércio, para disponibilização gratuita de viseiras de protecção, será necessário o preenchimento de um formulário em https://bit.ly/2VoVjDV, efectuando-se o levantamento a partir de 4 de Maio no local seleccionado. Este processo também pode ser realizado presencialmente na Junta de Freguesia ou no Mercado de Sant’Ana.

“Após o fim do estado de emergência vamos ter de enfrentar este grande desafio que é o de retomar, em segurança, o funcionamento das nossas empresas, das nossas instituições, para que possamos sair da crise económica que já nos está a atingir”, afirma Gonçalo Lopes.

O presidente da Câmara acrescenta que existe uma “firme determinação do Município em tudo fazer para ajudar os leirienses a ultrapassarem este momento de dificuldade”.

“Esta é apenas uma das várias iniciativas que temos em curso e que vamos apresentar brevemente, no sentido de dar um impulso positivo à economia leiriense e garantir mecanismos de apoio às pessoas que enfrentam dificuldades”, acrescenta.

Foi com este propósito que a Câmara aprovou, na passada terça-feira, uma alteração ao Orçamento do Município para 2020, que passa a contar com uma verba de cerca de três milhões de euros para iniciativas que visam minimizar o impacto da pandemia, lê-se ainda naquela nota à imprensa.