Sociedade

Município de Leiria investe 1,4 milhões na construção da nova unidade de saúde dos Parceiros

25 mai 2021 17:38

A obra será alvo de uma candidatura aos fundos comunitários para uma comparticipação de 85%

municipio-de-leiria-investe-14-milhoes-na-construcao-da-nova-unidade-de-saude-dos-parceiros
A falta de condições da actual extensão de saúde já foi alvo de manifestações dos utentes
Jornal de Leiria/Arquivo

O Município de Leiria adjudicou hoje a construção da nova unidade de saúde dos Parceiros, por um valor que ascende a 1,4 milhões de euros, valor que está cerca de 150 mil euros abaixo do indicado no concurso, estando o financiamento a ser objecto de uma candidatura aos fundos comunitários para uma comparticipação de 85%, refere uma nota de imprensa do município.

A obra foi adjudicada por 540 dias (18 meses) e integra a criação de uma rotunda de acesso à nova unidade de saúde.

O novo edifício, a construir ao abrigo de um protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, terá uma área bruta de 745 metros quadrados (m2) e ficará localizado num terreno com 4.500 m2, confinante com a Rua de Santa Maria, nos Parceiros, informa a autarquia liderada por Gonçalo Lopes.

O novo equipamento incluirá uma área administrativa, uma zona para a prestação dos cuidados de saúde e um espaço para arrumos e apoios. Está previsto espaço para estacionamento.

O objectivo é “contribuir para o reforço da rede de infraestruturas de saúde” e “colmatar as disparidades territoriais ainda existentes”, indica a câmara, que reconhece que esta medida corresponde a um “anseio da população local, uma vez que a capacidade de resposta atual nos cuidados de saúde primários encontra-se aquém das necessidades existentes”.

Encontra-se a decorrer a fase final do concurso para a construção das novas unidades de saúde de Amor e de Bidoeira de Cima, informa ainda a autarquia.