Sociedade

Município de Leiria garante ser “totalmente alheio à homenagem” a Lemos Proença

8 nov 2019 17:42

Em comunicado, a Autarquia alega que “não recebeu de forma oficial qualquer pedido” para a instalação de um busto de Lemos Proença.

municipio-de-leiria-garante-ser-totalmente-alheio-a-homenagem-a-lemos-proenca
Lemos Proença, falecido em 2015, foi presidente da Câmara de Leiria durante 15 anos
Ricardo Graça

“O Município de Leiria é totalmente alheio à homenagem, tendo apenas sido consultado informalmente sobre a intenção deste grupo de amigos que pretende colocar o busto na rotunda [da Cruz da Areia]”, pode ler-se num comunicado emitido pela Câmara, liderada por Gonçalo Lopes.

O esclarecimento da Autarquia surge na sequência da contestação gerada em torno da notícia da homenagem, que está a ser preparada por um grupo de amigos do antigo presidente da Câmara de Leiria, Lemos Proença.

Naquele comunicado, o Município informa que, “até presente dada”, “não recebeu de forma oficial qualquer pedido para a instalação de um busto de Lemos Proença” na rotunda da Cruz da Areia, “tendo apenas existido contactos com o Município de Leiria nesse sentido”, feitos por “um grupo de amigos de Lemos Proença”. Caso o pedido seja apresentado formalmente, “o assunto será apreciado em reunião da Câmara Municipal de Leiria”, acrescenta a Autarquia.

O esclarecimento da Câmara acontece depois de, há 15 dias, numa primeira reacção à iniciativa, a Autarquia ter adiantado à comunicação social que “recebeu e aceitou a proposta de um conjunto de cidadãos que manifestou vontade de homenagear o antigo presidente da Câmara, Lemos Proença, através da colocação de um busto na referida rotunda”.

Entre os promotores da iniciativa está o até há pouco tempo presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, e outras personalidades da vida política leiriense, como os sociais-democratas José António Silva, Teófilo Santos e Álvaro Madureira. O grupo integra ainda Joaquim Fonseca Silva, Joaquim Rodrigues, Aquilino Ribeiro e Henrique Gameiro, empresários do concelho com negócios sobretudo na área da construção.