Sociedade

Município de Leiria estuda rede de drenagem para criar plano de prevenção de cheias

13 dez 2022 18:58

Gabinete contratado fez também o estudo do sistema da cidade de Lisboa

municipio-de-leiria-estuda-rede-de-drenagem-para-criar-plano-de-prevencao-de-cheias
Câmara de Leiria tem vindo a reabilitar a rede de drenagem à medida que tem realizado obras na cidade
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Leiria tem a decorrer um estudo ao sistema de drenagem da cidade, nomeadamente nas zonas identificadas como mais problemáticas, que visa a criação de um plano estratégico para o futuro, de forma a prevenir situações de inundações provocadas por fortes chuvas.

O vereador Ricardo Gomes adiantou hoje na reunião de executivo que estão identificados “os locais onde existe acumulação de água sempre que há forte precipitação”, mas é desconhecido “o que está por detrás desse fenómeno”, mas ainda "importa caracterizar o sistema de drenagem da cidade", que é "muito antigo, em alguns casos nem é conhecido o cadastro dessa estrutura".

"Dada a complexidade de todo esse sistema de drenagem houve necessidade de consultar um gabinete de projectos especializado neste tipo de estudos”, revelou o responsável pelas obras municipais e pelo Serviço Municipal de Água e Saneamento no Município de Leiria, ao anunciar que foi contratada a mesma empresa que fez o estudo em Lisboa. 

O gabinete “vai caracterizar a cidade de Leiria”. “A zona que estamos  a estudar é a mais problemática: a margem esquerda do rio Lis e que acaba por incluir o caneiro, que é uma infraestrutura que apresenta alguns sinais de envelhecimento”, explicou Ricardo Gomes.

O estudo, segundo disse, tem seis fases, tendo sido já entregue a quarta fase. “A quinta tem como objectivo identificar as soluções de melhoria do sistema de drenagem por forma a ser lançado um concurso para desenvolvimento de projectos, que leve a reconfigurar todo o sistema de drenagem e reabilitar algumas dessas infra-estruturas. O prazo conclusão desse estudo está previsto para o início de Janeiro”, afirmou.

Após a entrega do relatório final, “haverá condições para intervencionar a rede de drenagens e dotar a cidade de um plano estratégico que possa vigorar durante para varias décadas”.