Sociedade

Município de Leiria considera que a bazuca vai agravar desigualdade entre regiões

23 fev 2021 16:13

Parecer do executivo liderado por Gonçalo Lopes critica o plano apresentado pelo Governo, que vale 13,9 mil milhões de euros

municipio-de-leiria-considera-que-a-bazuca-vai-agravar-desigualdade-entre-regioes
Plano de António Costa não convence o Município de Leiria
DR

“A concretização literal do documento corre o risco de aumentar fossos e assimetrias regionais e de levar a um País a duas velocidades, dado que os fundos e financiamentos parecem ser destinados apenas a uma pequena parte dele, em claro detrimento do restante”, lê-se na nota do Município de Leiria, divulgada hoje, sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Por outras palavras, o Município de Leiria considera que o documento, “a concretizar-se, vai agravar as assimetrias regionais”.

O executivo liderado por Gonçalo Lopes (eleito pelo PS) submeteu esta terça-feira, no âmbito do processo de consulta pública, a respectiva posição relativa ao PRR, a chamada bazuca europeia, que vale 13,9 mil milhões de euros de verbas comunitárias para Portugal fazer face às consequências da pandemia de Covid-19.

“Repetem-se [no PRR] à exaustão as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e suas envolventes e também às regiões autónomas da Madeira e dos Açores”, refere o comunicado do Município de Leiria, onde se nota que o “País é bem mais do que esses territórios”.

O Município de Leiria apresenta um conjunto de propostas, nomeadamente ao nível da protecção ambiental, habitação, infraestruturas, economia, social e ferrovia, no sentido de promover o desenvolvimento equilibrado do País.

A posição que o Município de Leiria divulga hoje relativamente ao PRR está articulada com o Leiria 2030, documento de orientação estratégica para a década 2020-2030, estabelecendo áreas de desenvolvimento prioritárias para a região, como o ensino superior e a ambição de passagem do Politécnico de Leiria a universidade, a execução do nó de ligação da A1 ao IC2, a modernização da Linha do Norte e a revitalização da Linha do Oeste, a despoluição da bacia hidrográfica do rio Lis e a abertura do Aeroporto de Monte Real à aviação civil.

Apresentado pelo Governo de António Costa, o PRR prevê um conjunto de reformas e investimentos nas áreas da resiliência, transição climática e transição digital.