Sociedade

Município de Leiria anuncia limpeza para travar eutrofização do rio Lis

7 jul 2017 00:00

Intervenção vai incidir nos troços entre a Ponte Hintze Ribeiro e o Açude do Parque, numa extensão de aproximadamente 800 metros

municipio-de-leiria-anuncia-limpeza-para-travar-eutrofizacao-do-rio-lis-6783

O Município de Leiria anunciou hoje que vai proceder a uma acção de limpeza do rio Lis, com o objectivo de impedir a proliferação da infestante aquática erva-pinheirinha, provocada pela eutrofização.

Esta intervenção, que foi prevista em consonância com as boas práticas e orientações da Agência Portuguesa do Ambiente, está agendada para o final da próxima semana, isto porque é necessário estabelecer um período de segurança de forma a salvaguardar o intervalo de desova dos peixes, que se podem ver, em grande quantidade, nomeadamente os infantis, no troço urbano do rio. 

O tempo de intervenção foi acordado entre a Câmara Municipal de Leiria e a OIKOS - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região Leiria, no sentido de permitir a desova e, posterior adaptação ao habitat, dos alevins das várias espécies de peixes existentes no Lis, em espaço urbano, refere a nota de imprensa do Município de Leiria.

“Enquanto presidente da Oikos relevo esta opção da Câmara Municipal de Leiria, a qual comprova que, dialogando, é possível compatibilizar interesses e assegurar um melhor equilíbrio ambiental na cidade/rio Leiria”, refere o presidente da associação, Mário Oliveira, citado na nota de imprensa. 

A proliferação da infestante aquática denominada erva-pinheirinha (Myriophyllum aquaticum), no rio Lis, nomeadamente na zona abrangida pelo espelho de água criado pelo Açude do Parque, resulta de ensombramento sobre o leito do rio e excesso de nutrientes (eutrofização). 

O Município de Leiria revela que a intervenção vai incidir nos troços entre a Ponte Hintze Ribeiro e o Açude do Parque, numa extensão de aproximadamente 800 metros. 

Para garantir um trabalho de pormenor com melhor qualidade, a autarquia vai recorrer a equipas de trabalho manual e a uma máquina giratória de rastos para a execução dos trabalhos mais pesados e inacessíveis à mão de obra manual.