Sociedade

Município de Leiria abre concurso para construção de Centro de Saúde nos Parceiros

2 mar 2021 17:47

Investimento ligeiramente superior a 1,5 milhões de euros

municipio-de-leiria-abre-concurso-para-construcao-de-centro-de-saude-nos-parceiros

Depois da aprovação do projecto em Janeiro passado, o executivo da Câmara Municipal deliberou esta terça-feira abrir o concurso público para a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) para os residentes na União de Freguesias de Parceiros e Azoia e na freguesia da Barosa.

O novo edifício será construído ao abrigo de um protocolo, também aprovado na reunião, com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, estando previsto um investimento de 1,54 milhões de euros, o qual será objecto de uma candidatura aos fundos comunitários para uma comparticipação de 85%.

Além da nova infra-estrutura, que terá uma área bruta de 745 m2, a obra inclui ainda a criação de uma rotunda de acesso à USF, que ficará localizada num terreno com 4.500 m2, confinante com a Rua de Santa Maria, nos Parceiros.

De acordo com a deliberação aprovada em Janeiro, o objectivo é “contribuir para o reforço da rede de infra-estruturas de saúde” e “colmatar as disparidades territoriais ainda existentes”, reconhecendo o Município que esta medida corresponde a um “anseio da população local, uma vez que a capacidade de resposta actual nos cuidados de saúde primários e continuados encontra-se aquém das necessidades existentes”.

A par da USF de Parceiros, Azoia e Barosa, estão ainda em fase de projecto as novas infra-estruturas de saúde nas freguesias de Amor e de Bidoeira de Cima.