Sociedade

Município aposta em eficiência energética na piscina de Vieira de Leiria

10 abr 2018 00:00

Obra terá um investimento superior a 329 mil euros.

municipio-aposta-em-eficiencia-energetica-na-piscina-de-vieira-de-leiria-8483

A Câmara da Marinha Grande adjudicou a empreitada de eficiência energética da piscina municipal de Vieira de Leiria, pelo valor de 329.417,38 euros, a que acresce IVA à taxa legal em vigor e prazo de execução de 120 dias.

Segundo a nota de imprensa, a obra pretende “repor as condições funcionais e de segurança deste equipamento desportivo e realizar uma intervenção de alteração e modernização de equipamentos eletromecânicos com o objectivo de racionalizar os consumos de energia e aumentar a sua eficiência energética”.

Esta intervenção pretende ainda “complementar o projecto de utilização racional de energia e eficiência energético-ambiental em equipamentos desportivos municipais, elaborado no âmbito da Candidatura Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local”.

O projecto incide sobre as “instalações mecânicas das redes hidráulicas para aquecimento, arrefecimento e produção de água quente sanitária, bem como sistemas de iluminação e que visa definir uma reformulação e melhoramento energético das instalações atualmente existentes”.

A autarquia refere ainda um estudo de racionalização de energia elaborado neste âmbito, onde foi determinado que com estas intervenções poderão conduzir a “uma redução do consumo de energia primária em cerca de 46% face ao ano de referência de 2016”.

A intervenção contempla ainda “as alterações a implementar no âmbito da Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE) e que importa compatibilizar com as características específicas da beneficiação deste equipamento desportivo municipal”.