Sociedade

Munícipes dão melhor nota na satisfação à Câmara da Nazaré

27 fev 2023 15:43

Leiria é 23.º no Top 30 das autarquias com maior número de reclamações

municipes-dao-melhor-nota-na-satisfacao-a-camara-da-nazare
Vila piscatória alcançou 91 pontos em 100 possíveis
Arquivo/JL

A Câmara Municipal da Nazaré é a autarquia nacional com o maior índice de satisfação, atingindo 91 pontos em 100 possíveis. 

A avaliação, da responsabilidade do Portal da Queixa, foi feita pelos munícipes relativamente à resposta de problemas identificados.

De acordo com o mesmo estudo, seguem-se a Câmara Municipal de Alcochete (81.2) e a Câmara Municipal de Lagos (74.6).

Por outro lado, os municípios com o mais baixo índice de satisfação são Seia, Covilhã e Fafe, sendo que todas contam com 10.3 pontos.

Em último lugar, está o Montijo, que conta com 10.2 pontos.

Segundo o Portal da Queixa, a Câmara Municipal de Leiria encontra-se em 23.º lugar da classificação do Top 30 das câmaras municipais com maior número de reclamações, no ano passado.

Em todo o País, as queixas dos munícipes relativas a autarquias subiram, face ao igual período do ano passado.

Segundo o Portal da Queixa, desde 1 Janeiro a 15 de Fevereiro foram registadas quase 300 reclamações, representando um aumento de 49%.

Os principais motivos das reclamações estão relacionados com licenciamentos (581), seguindo-se ambiente (448), e por último, infraestruturas (428).

Ainda segundo o mesmo portal, no Top 5 das autarquias com mais reclamações em 2022, estão as câmaras de Lisboa, de Almada, de Vila Nova de Gaia, de Loures e de Oeiras.

Em contrapartida, as cinco autarquias com menos queixas apresentadas foram as de Albufeira, de Vila Franca de Xira, de Viana do Castelo, da Póvoa de Varzim e a de Évora.