Viver

Mulheres e raízes numa exposição grab & go de Sandrine Cordeiro

1 abr 2022 10:00

Cerca de 40 desenhos para ver a partir de sábado na livraria Arquivo, em Leiria

mulheres-e-raizes-numa-exposicao-grab-and-go-de-sandrine-cordeiro

Em Roots, Trees & Ladies, a inaugurar este sábado, 2 de Abril, a artista plástica Sandrine Cordeiro retoma o tema raiz enquanto objecto de foco criativo.

Na exposição acolhida pela livraria Arquivo, em Leiria, “a mulher também tem o seu lugar de criadora: raízes, árvores e mulheres-raiz representam elementos de criação”.

A raiz “é o símbolo do início do crescimento de algo”, salienta Sandrine Cordeiro. E a mulher-raiz surge “no seguimento do mesmo conceito”.

De um lado temos a raiz-natureza e, do outro, a mulher capaz de permitir o crescimento de uma vida dentro de si”, explica ao JORNAL DE LEIRIA.

O tema raiz já tinha sido explorado por Sandrine Cordeiro anteriormente, por exemplo, nas colecções Raiz, RacINEs ou A Raiz Quadrada de Ser.

A inauguração de Roots, Trees & Ladies está agendada para as 18:30 horas.

Na exposição, que reúne cerca de 40 desenhos, Sandrine Cordeiro propõe o conceito grab & go exhibition. Pegue e leve. E disponibiliza instruções: “disfrute da exposição; eleja o desenho que gostaria de ter em casa; pegue na imagem correspondente; entregue a imagem na caixa; após o pagamento, a funcionária irá trocar a imagem pelo desenho original; escolha o lugar perfeito para poder usufruir do seu desenho todos os dias”.

O desenho é, entretanto, também uma origem: “Sinto que voltei à minha raiz enquanto criadora”.

Sandrine Cordeiro nasceu em Paris, em 1976. Estudou Artes Visuais e Teatro na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, em Caldas da Rainha, e História da Arte Contemporânea na Universidade Nova de Lisboa.

Desenvolve, desde 1994, trabalho em diversas formas de expressão artística, das artes visuais à escrita, da representação à encenação, da performance ao cinema. Publicou o romance Florbela na Minimalista.