Sociedade

Mulheres e crianças refugiadas do Afeganistão são bem-vindas à Batalha

23 ago 2021 16:10

Município tem "capacidade para receber até duas famílias ou um grupo máximo de 8/10 pessoas"

mulheres-e-criancas-refugiadas-do-afeganistao-sao-bem-vindas-a-batalha
Batalha já antes recebeu refugiados, vítimas de perseguição religiosa
DR

A autarquia da Batalha, em parceria com empresas locais, manifestou hoje junto do Governo a sua disponibilidade para a colaboração nos esforços de apoio ao povo afegão, foi informado em nota enviada à Redacção do JORNAL DE LEIRIA.

"O Município da Batalha sente-se comprometido com a defesa dos Direitos Humanos e da liberdade de expressão. São por muito preocupantes as imagens a que temos assistido em Kabul, no Afeganistão, onde as mulheres, crianças e muitas famílias correm risco de vida", refere o autarca local Paulo Batista Santos.

Em ofício dirigido esta segunda-feira, dia 23, ao ministro da Administração Interna, o presidente da autarquia recorda que a "Batalha teve a honra de acolher desde 2016 algumas famílias de refugiados oriundas do Iraque, sendo um processo de integração de sucesso e reconhecido Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados".

A nota adianta que, para assegurar um acolhimento imediato, "a autarquia conta com o apoio de IPSS e empresas locais, que oferecem condições de integração e de emprego, além do alojamento temporário e apoio clínico, condições essenciais no acolhimento de urgência, tendo no momento capacidade para receber até duas famílias ou um grupo máximo de 8/10 pessoas".