Saúde

Movimento promove debate em Leiria sobre futuro da enfermagem

19 jul 2023 10:00

A realizar no sábado, dia 22, na Sala do Capítulo do Museu de Leiria, o encontro pretende ser um espaço de reflexão sobre o futuro da enfermagem em Portugal.

movimento-promove-debate-em-leiria-sobre-futuro-da-enfermagem
Encontro pretende ser um espaço de reflexão sobre o futuro da enfermagem em Portugal
Ricardo Graça/Arquivo

O Movimento Enfermeiros Unidos realiza, este sábado, em Leiria, uma tertúlia para discutir o futuro da saúde e da enfermagem em Portugal. O encontro decorrerá no Museu de Leiria, entre as 9 e as 14 horas.

Na mesa de debate estarão Teresa Fraga, coordenadora do projecto Kastelo - Cuidados Paliativos e Pediátrico, Mário Macedo, coordenador da Unidade de Epidemiologia e Saúde Pública do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, em Lisboa, e membro do Movimento Enfermeiros Unidos, e Ana Valentim, vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara de Leiria

Em comunicado, o movimento explica que a tertúlia será “um espaço dedicado ao debate e à reflexão onde os enfermeiros terão a oportunidade de partilhar ideias, experiências e perspectivas sobre os rumos da profissão no país”.

Os novos desafios do sector, as dificuldades, a importância da formação contínua e a valorização dos enfermeiros no Sistema Nacional de Saúde serão alguns dos temas em discussão.

Citado naquela nota de imprensa, Mário André Macedo, um dos idealizadores do movimento, defende que “o futuro da saúde e da enfermagem, os novos cenários e caminhos, devem ser discutidos em conjunto, com profissionais de todas as especialidades e regiões do País”.

Criado no início de 2023, o Movimento Enfermeiros Unidos pretende “reunir profissionais da enfermagem orientados para ideais de mudança e reconhecimento da profissão em Portugal”. Este movimento propõe-se ainda a “estreitar a relação dos enfermeiros com a sociedade civil e propor soluções para melhorar a qualidade de vida destes profissionais”.